Primavera para Hitler
Por Ananda Oliveira
Titulo Original: The Producers
Ano: 1968
Diretor: Mel Brooks
Elenco:
Gene Wilder .... Leo Bloom
Zero Mostel .... Max Bialystock
Dick Shawn .... 'L.S.D.' - Lorenzo St. DuBois
Kenneth Mars .... Franz Liebkind
Lee Meredith .... Ulla
Zale Kessler .... Roger Dupree
Sinopse: Produtores da
Broadway fracassados resolvem criar um plano para ganhar dinheiro: superfaturar
um espetáculo, fazer com que seja um fracasso e só dure um dia, assim todo o
dinheiro ficaria para eles. Mas tudo dá errado quando a peça se torna um
sucesso.
Sim, se você conhece apenas a
versão musical com Nathan Lane e Mathew Broderick você conhece o remake.
Por que falar de um se ambos
são divertidos?
A comédia escrita e dirigia
por Mel Brooks possui um humor excêntrico e uma criatividade parecida ter vindo
de outro mundo.
No filme Leo e Max fazem uma parceria com o objetivo de colocar o pior musical do mundo na Broadway , pensando em lucrar com o fracasso. Infelizmente, o plano fracassa e eles se veem enrascados.
No filme Leo e Max fazem uma parceria com o objetivo de colocar o pior musical do mundo na Broadway , pensando em lucrar com o fracasso. Infelizmente, o plano fracassa e eles se veem enrascados.
Existem muitas cenas divertidas,
como a quando Max sai com as senhorinhas que dão dinheiro pra ele produzir a
peça; os ataques histéricos de Leo; Ulla dançando loucamente toda vez que a
mandam trabalhar; a casa do diretor que se veste de mulher e por ai vai.
Este filme marca o primeiro trabalho de Brooks e Gene Wilder.
Embora ambos filmes tenham o mesmo nome,
possuem características peculiares. A começar por um ser musical e o outro
comédia, o que, consequentemente, altera o roteiro e parte do desfecho de cada
história. Na versão original, ao serem surpreendidos com o sucesso do musical,
Leo, Max e Franz decidem explodir o teatro com todos os atores dentro. No
remake Leo foge com Ulla pro Rio e Max é preso.
Personagens
Leo e Max continuam com a
mesma essência. Leo é um covarde que tem ataques histéricos e Max um produtor
fracassado, desesperado pra fazer dinheiro. A parceria de ambos gera uma
amizade forte.![]()
Ulla, no entanto, possui uma
importância maior na nova versão. Antes ela era puro alívio cômico por ser uma
suíça burra e bonita. Já na versão recente, ela faz par romântico com Leo e se
descobre atriz.
Franz Liebkind, o maio fã de Hitler, o escritor de Primavera para Hitler, que diz – embora muitos não saibam – que o Fuher era um ótimo dançarino, teria chance de interpretar o ídolo, se não tivesse quebrado as pernas.
Roger e Carmen possuem uma
casa maior na versão atual e uma equipe criativa composta por um dançarino,
todo o pessoal do YMCA e um sapatão, diferente do original, onde só se tinha
ambos em uma cena curtíssima. Resaltando que dessa vez Carmen não se parece com
um lobisomen.
A versão de 2005 foi adaptada
e produzida por Brooks e a direção ficou por conta de Susan Stroman.
Aqui está um dos números
musicais do filme.
Prêmios (versão original)
Oscar
Vencedor: Melhor Roteiro Original
Indicado: Melhor Ator Coadjuvante (Gene Wilder).
Globo de Ouro
Indicado: Melhor Ator - Comédia/Musical (Zero Mostel) e Melhor Roteiro.
A versão musical foi indica ao Globo de Ouro nas categorias: Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Ator - Comédia/Musical - Nathan Lane, Melhor Ator Coadjuvante - Will Ferrell, Melhor Canção Original - "There's Nothing Like a Show on Broadway"
E não se esqueça!
Não importa o que o que você faz no palco.
Keep it leve, Keep it brilhante e keep it gay!
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