quarta-feira, 22 de maio de 2013

As Melhores Adaptações de HQs no Cinema




Por Ananda Oliveira

Ultimamente os quadrinhos/HQs tem dominado a industria do cinema com suas adaptações. Aqui estão as melhores dentre elas.

Superman  (1978)



O primeiro herói  a ser criado merece destaque pelo seu primeiro filme.  O personagem criado por Jerry Siegel e Joe Shuster ficou imortalizado no cinema ao ser interpretado por Christopher Reeve. Superman fez história no cinema. Tanto com sua música clássica e inconfundível como a incrível interpretação de Reeve. Desde de a paralisia, anos depois seguida pela morte do ator, continua sendo um grande desafio para Hollywood emplacar um novo filme.  Houve tentativa e consequente fracasso com Superman O Retorno.  Porém a aguardada estreia de O Homem de Aço, promete reerguer o herói no cinema.

Trilogia Batman – Por Christopher Nolan (anos 2005, 2008 e 2012)



Batman já teve inúmeras representações  no cinema como: Batman (1989) e Batman o Retorno (1992) ambos dirigidos por Tim Burton,  foram de grande sucesso e criatividade, característica marcante do diretor. Esses possuem um valor nostálgico para alguns fãs.  Já as sequências Batman Eternamente e Batman & Robin, foram desagradáveis sendo o último considerado o pior filme de todos os tempos.

Ao encontrar  o herói morcego frustrado na sua caverna por tais acontecimentos Christopher Nolan  recriou o herói no cinema utilizando uma visão realista que trouxe mais verdade para o mundo do herói e também popularizou as reinicializações de franquias. Por exemplo: O espetacular Homem Aranha, que não agradou a muitos.

Presente na trilogia estão: Batman Begins (2005), Batman O Cavaleiro das Trevas (2008) e Batman O Cavaleiro das Trevas Resurge (2012)

Hoje o Morcego voa livre e como de costume não muito sorridente em sua Bat Caverna.
  
Os Vingadores (2012)



Esse filme foi um grande marco para os fãs de HQs, assim como para os fãs dos filmes solos dos heróis. Pela primeira vez na história personagens que possuem suas próprias franquias estão juntos em um só filme. Sem dúvida é um sonho que se torna realidade. Logo que era um fato até então impossível.

O time de heróis é composto por Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Comandados por Nick Fury, chefe da S.H.I.E.L.D. O filme conta com o vilão Loki que ao roubar Tesseract trás a Terra os Chitauri, alienígenas, que em parceria com Loki vão cumprir a sua parte do acordo, dominar a terra.

Sem duvidas o filme dá aos fãs exatamente o que eles querem.

X-Men Primeira Classe (2011)



Esse filme gerou uma grande surpresa no público pela a trama bem desenvolvida. Ele conta como O Professor Xavier e Magneto se conheceram, e também revelando o passado dos personagens. Mostra como foi  iniciado a criação de elementos importantes como o Cérebro e o Instituto Xavier. E também o que gerou rivalidade e desentendimento entre Xavier e Erik.  É considerado o melhor filme da franquia dos mutantes.

Scott Pilgrim Contra o Mundo (2010)



Para quem não conhece ou nunca ouviu falar Scott Pilgrim é um rapaz canadense de 22 anos que toca baixo na banda "Sex Bob-OMB". Ele se apaixona pela entregadora de encomendas Ramona Flowers, mas para namora-la ele precisa derrotar os seus sete ex-namorados ou"A Liga dos Sete Ex-namorados do Mal".

O filme possui um diferencial interessante. Ele mistura a linguagem dos quadrinhos e de videogames, gerando uma linguagem mais dinâmica. Outra característica interessante são as referências vistas no filme, como: o mostrar do apartamento mostrando cada característica dos móveis e adereços, como no filme Clube da Luta. Também há uma cena que relembra um Sitcom (série de comédia) com risadas ao fundo como em Seinfeld e Friends.

Watchmen (2009)



A Graphic Novel (história em quadrinhos com começo, meio e fim) é considerada um marco importante na evolução dos quadrinhos nos EUA. Watchmen introduziu uma temática de orientação mais madura e menos superficial, quando comparada às histórias em quadrinhos comerciais publicadas no país.

A história tem uma realidade fictícia de  heróis mascarados (ou fantasiados) são uma presença real na história da humanidade. Carregada de drama, crime e aventura que incorpora temas e referências relacionados à filosofia, ética, moral, cultura popular e de massas, história, artes e ciências.

A trama gira em torno da morte do Comediante, um herói aposentado que foi assassinado em seu apartamento. Rorschach começa a investigar o crime e paralelamente tenta reunir os outros heróis. Em torno desse tema central notam-se sub-tramas que exploram a natureza humana e as diferentes interpretações de cada pessoa para os conflitos do bem contra o mal, através das histórias pessoais e relacionamentos dos personagens principais.

O filme é considerado o mais fiel aos quadrinhos, contendo pouquíssimas alterações. O impressionante é que cenário, adereços, roupas, maquiagem, os atores... tudo parece ter sido tirado da Graphic Novel original. Sendo esse um grande diferencial para o filme.

300 (2006)


Os 300 de Esparta é uma Graphic Novel  que descreve a Batalha das Termópilas ocorrida em 480 a.C. Segundo a lenda 300 guerreiros espartanos comandados pelo Rei Leonidas lutaram até à morte para refrear o avanço do exército persa do Rei Xerxes no território grego.

O filme retrata exatamente o mesmo. Ele fez grande sucesso entre o público, por ser uma adaptação fiel ao conceito abordado na Graphic Novel e também pela famosa frase: This is Sparta!

Kick Ass –Quebrando Tudo (2010)



Derivada de uma série de HQs Kick Ass conta a história de Dave Lizewski, um adolescente normal, que decide tornar-se um super-herói por influência das histórias em quadrinhos. Acaba se tornando conhecido na mídia como "Kick-Ass" que gera o surgimento de uma nova onda de super-heróis no país: Red Mist, Big Daddy e Hit-Girl (que atualmente possui uma HQ própria).

O filme assim como a HQ está na realidade em que vivemos. Os personagens ali vistos, estão a nossa volta. Porém não chegamos ao longe de virar Heróis com fantasia e bugigangas.

Atualmente Kick Ass2 está sendo filmada, com provável aparecimento de outros heróis.


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.