sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Os 10 melhores filmes de terror/suspense da última década



Aqui no Brasil não temos a tradição do Dia das Bruxas, ou melhor, não como os americanos. Não saímos fantasiados para pegar doces ou praticar travessuras. Alguns fazem festas temáticas, mas a grande maioria faz maratona de filmes de Terror/Suspense.


Devo dizer que eu mesma adoro ver filmes assustadores nesse dia tão especial para os amantes do gênero. Por isso preparei uma lista com os dez melhores filmes de Terror/Suspense da última década (2000 - 2010). Isso, claro, na humilde opinião de quem vos fala! rs



Por Nathalia Lopes



Carrie (2002) - Nota no IMDb: 5,5


Jovem dotada de poderes extrassensoriais é rejeitada por todos. Durante a festa de formatura do colégio, ela é ridicularizada pelos colegas, o que desencadeia uma série de violentos acontecimentos orquestrados pela garota. Baseado em obra de Stephen King, esta é uma versão para a TV e considerada uma produção fiel ao livro do autor, oferecendo uma variedade de sustos e efeitos especiais que estiveram ausentes na versão original, de 1976, dirigida por Brian De Palma.



Embora ainda não exista uma adaptação que chegue perto do livro, essa é a que eu mais gosto. Há algo na Angela Bettis que me convence e me passa a ideia de "tem algo errado com essa garota!".

Na Companhia do Medo - Nota no IMDb: 5,8 


Miranda Grey (Halle Berry) é uma conceituada psiquiatra criminal que, repentinamente, descobre estar internada na clínica para deficientes mentais em que trabalha. Miranda é acusada de ter assassinado seu marido, mas ela não se lembra de ter cometido o crime. Tentando recuperar sua memória, Miranda passa a desconfiar que esteja sendo usada por uma força sobrenatural, que esteja buscando vingança.


Pode não ser O filme de terror, mas certamente cria muito bem um clima de tensão. Lembro-me que assisti pela primeira vez com o meu pai. A sala estava toda apagada e eu levava cada susto que não sabia se pulava ou tremia. Já meu pai não sabia se ria ou se me mandava parar de palhaçada! rs

Os estranhos - Nota no IMDb: 6,2 


Quando o casal Kristen (Tyler) e James (Speedman) chegam à remota casa de veraneio dos pais de James, eles simplesmente querem descasar um pouco depois de uma noite difícil. Mas mal sabem eles que a noite está prestes a se tornar a pior de suas vidas, quando três estranhos mascarados surgem em seu recanto aparentemente tranquilo. Esses misteriosos estranhos têm um prazer doentio em aterrorizar o jovem casal, o que leva Kristen e James ao limite da sobrevivência, onde apenas seus instintos mais brutais podem salvar suas vidas.


Esse é outro exemplo de filme que sabe nos deixar nervosos. Há o casal em crise, loucos assassinos, sustos, música tensa, enfim, tudo combina muito bem e nos suga para dentro do filme. Uma boa pedida pra quem curte um terror psicológico.

Demônio - Nota no IMDb: 6,3 


Com produção e história de M. Night Shyamalan, Demônio conta a história de cinco pessoas que não se conhecem, presas em um elevador, sendo que uma delas é demônio, mas ninguém sabe quem é e nem com o que estão lidando. Em meio à tensão e acontecimentos estranhos, resta aos cinco desconhecidos lutar contra o inimigo em um ambiente pequeno e ameaçador.


"Ah! Como um filme que se passa dentro de um elevador vai ser surpreendente e tenso?"

Cara, assista! Um amigo meu, o Vinícius Lucena, que é louco por filmes de terror, me indicou esse filme. Ele falava com muita empolgação, mas eu fui assistir bem desconfiada. Minha surpresa não poderia ser maior! O filme é bem escrito, tem uma história boa, personagens legais e um ritmo agradável. Se você é do tipo que curte filme assustador (daqueles que dão muitos sustos), talvez você ache que faltou alguma coisa.

Novamente: Assista!

Atividade paranormal - Nota no IMDb: 6,4 


Um jovem casal se muda para uma casa onde fenômenos inexplicáveis começam a acontecer. Eles resolvem filmar tudo à noite, enquanto tentam dormir, pois é o horário em que as Atividades Paranormais acontecem com maior frequência.


Prevejo gente discordando. Mas, por favor, leiam o que eu tenho a dizer primeiro.

Esse é um filme bem polêmico no que diz respeito a agradar o público. Ele fez (e mesmo depois de sequências desnecessárias, ainda faz) um sucesso gigantesco. Porém, basta uma navegada rápida pela internet para acharmos pessoas o colocando na lista dos piores filmes que já viram.

Acredito que o grande problema aí seja o estilo found footage. Acredito que esse seja o estilo mais "parado" do gênero. Parte de suas características é o "muita tensão, pouca ação", ou seja, o filme aposta no clima de suspense e não nas cenas que mostram de fato algo acontecer. Você vê uma coisa ali, outra aqui, mas a ação propriamente dita, que fascina muitos fãs do terror, não faz parte.

Achei válido colocá-lo nesta lista, por ter representado a volta triunfal do seu estilo e, também, um novo marco para o gênero.


E chegamos ao nosso Top 5! 

A Última Casa - Nota no IMDb: 6,6 


Depois de sequestrar e estuprar brutalmente duas mulheres, gangue de presos fugitivos encontra refúgio na casa dos pais de uma de suas vítimas, os quais passam a desenvolver uma tática de vingança.


Quer tensão? Esse filme tem. Quer cenas fortes? Esse filme tem. Quer boas atuações? Esse filme tem. Quer um bom filme? Veja esse! rs

O Filme é uma combinação equilibrada de elementos que fazem de um filme de Terror/Suspense um bom filme.

OBS: Para quem não sabe, esse longa é remake de Aniversário Macabro.

O Exorcismo de Emily Rose - Nota no IMDb: 6,7 


Emily Rose (Jennifer Carpenter) é uma jovem que deixou sua casa em uma região rural para cursar a faculdade. Um dia, sozinha em seu quarto no alojamento, ela tem uma alucinação assustadora, perdendo a consciência logo em seguida. Como seus surtos ficam cada vez mais frequentes, Emily, que é católica praticante, aceita ser submetida a uma sessão de exorcismo. Quem realiza a sessão é o sacerdote de sua paróquia, o padre Richard Moore (Tom Wilkinson). Porém, Emily morre durante o exorcismo, o que faz com que o padre seja acusado de assassinato. Erin Bruner (Laura Linney), uma advogada famosa, aceita pegar a defesa do padre Moore em troca da garantia de sociedade em uma banca de advocacia. À medida que o processo transcorre o cinismo e o ateísmo de Erin são desafiados pela fé do padre Moore e também pelos eventos inexplicáveis em torno do caso.


O que me agrada nesse filme é a abordagem diferenciada. Todos os elementos necessários para um filme de exorcismo estão lá: Os contorcionismos do "coisa ruim", a cena da expulsão dos demônios, os questionamentos de fé etc. Mas, dessa vez, está tudo mais elaborado, mais "maduro", vamos dizer assim.

A atuação de Jennifer Carpenter (Emily Rose) é um show a parte!

Espíritos - A Morte Está ao Seu Lado - Nota no IMDb: 7,1 


Thun, um jovem fotógrafo, e sua namorada Jane, atropelam acidentalmente uma pedestre. Eles fogem da cena do crime e retornam às suas vidas normais em Bangkok. A partir de então, Jane passa a ser atormentada por estranhos pesadelos, enquanto que Thun, nota que em suas fotos aparecem estranhas figuras, parecidas com fantasmas. O casal decide investigar o fenômeno e encontra outras fotografias com imagens sobrenaturais. Paralelamente, os melhores amigos de Thun começam a morrer, um a um, de forma misteriosa.


Eita filme pra dar medo! Credo!

Filmes orientais geralmente me dão muito medo! rs. Não sei exatamente o que é, mas algo neles me deixa muito nervosa e até assustada.

Este não é diferente. A história toda te prende, te causa tensão e no final... Bom, o final vai ficar na sua cabeça por dias, no mínimo!

O Orfanato - Nota no IMDb: 7,5 


Laura (Belén Rueda) passou os anos mais felizes de sua vida em um orfanato, onde recebeu os cuidados de uma equipe e de outros companheiros órfãos, a quem considerava como se fossem seus irmãos e irmãs verdadeiros. Agora, 30 anos depois, ela retornou ao local com seu marido, Carlos (Fernando Cayo), e seu filho, Simón (Roger Príncep), de 7 anos. Ela deseja restaurar e reabrir o orfanato, que está abandonado há vários anos. O local logo desperta a imaginação de Simón, que passa a criar contos fantásticos. Entretanto, à medida que os contos ficam mais estranhos, Laura começa a desconfiar que há algo à espreita na casa.


Hoje sou uma grande fã do cinema latino de Terror/Suspense e devo isso a este filme! Eu estava (e ainda estou) um pouco desencantada com o gênero e buscava algo diferente para ver. Foi então que esta belezura apareceu na minha frente. Grata surpresa!

Ótima história, envolvente, dá um certo medo e sem dúvidas merece o segundo lugar nesta lista!

Os outros - Nota no IMDb: 7,6 


Durante a 2ª Guerra Mundial, Grace (Nicole Kidman) decide por se mudar, juntamente com seus dois filhos, para uma mansão isolada na ilha de Jersey, a fim de esperar que seu marido retorne da guerra. Como seus filhos possuem uma estranha doença, que os impede de receber diretamente a luz do sol, a casa onde vivem está sempre em total escuridão. Eles vivem sozinhos, seguindo religiosamente certas regras, como nunca abrir uma porta sem fechar a anterior. Mas quando eles contratam empregados para a casa, terminam quebrando essas regras fazendo com que imprevisíveis consequências ocorram.


O que dizer desse filme que é o primeiro colocado e eu considero "pacas"? (rsrs)

Sem dúvida esse é O grande destaque da última década! Sinceramente acho difícil de acreditar que algum amante do gênero ainda não tenha visto esse filme.

Logo, acredito que dispensa apresentações! rs


E pra você? Quais foram os melhores filmes do gênero Terror/Suspense da última década?

Clique aqui e confira essa lista no Filmow.

  5 comentários:

  1. Algo me diz que o IMDb não gosta muito de filmes de terror :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk sinceramente nem sei o que te responder!

      Excluir
    2. Desculpa, mas eu acho o Carrie de 2002 péssimo rsrsrs, eu teira substituido pelo O Chamado.

      Excluir
    3. Eu até pensei em coloca-lo na lista, mas eu achei o filme fraco. Devo admitir que não fui imparcial, pois assisti o Ringu e achei O Chamado bem inferior. Também não acho Carrie essa maravilha toda, até por isso que ocupa o último lugar dessa lista.
      Obrigada pela opinião! :)

      Excluir

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.