Vencedores do Festival de Cannes
Confira a lista dos vencedores do Festival de Cannes
Por Nathalia Lopes
Palma de Ouro
A Vida de Adele (Blue Is the Warmest Color, La Vie d'Adèle)
Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos, ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.
Dirigido por: Abdellatif Kechiche
Grand Prix
Inside Llewyn Davis
Oscar Isaac interpreta um músico em ascensão na trama baseada levemente na vida do nova-iorquino Dave van Ronk (1936 - 2002), rebatizado Llewyn Davis, que foi parte fundamental da cena Folk de Greenwich Village nos anos 60 (de onde saíram Phil Ochs, Bob Dylan e Joni Mitchell).
Dirigido por: Ethan Coen, Joel Coen
Melhor Diretor
Heli
Filmado em vários locais fora da cidade de Guanajuato, onde a maioria dos cidadãos trabalha para uma fábrica de montagem de automóveis ou para o cartel de drogas local, "Heli" mostra a história da personagem homônima, que é confrontado com a corrupção policial, tráfico de drogas, exploração sexual, amor, culpa e desejo de vingança em busca de seu pai, que desapareceu misteriosamente.
Dirigido por: Amat Escalante
Câmera de Ouro (Para diretores estreantes)
Ilo Ilo
O filme segue a vida doméstica familiar e a relação entre três jovens irmãos, em Singapura, nos anos 1970.
Dirigido por: Anthony Chen.
Melhor Ator
Bruce Dern, de "Nebraska".
Melhor Atriz
Bérénice Bejo, de "Le passé"
Melhor Roteiro
Jia Zhangke, de "A touch of sin"
Um mineiro revolta-se contra a corrupção dos líderes da sua povoação. Um emigrante regressa a casa para comemorar o ano novo e descobre as infinitas possibilidades causadas por uma arma de fogo. Uma bela recepcionista de uma sauna é colocada no limite quando um cliente a ataca sexualmente. Um jovem trabalhador de uma fábrica procura melhor a sua vida ao arranjar vários trabalhos. Quatro pessoas, oriundas de quatro províncias diferentes. Uma reflexão sobre a China contemporânea: a de um gigante econômico que aos poucos se encontra a ser desgastada pela violência.
Prêmio do Júri
Like father, like son
Ryoata, um arquiteto obcecado com o sucesso profissional, forma com a jovem esposa e o filho de 6 anos uma família ideal. Perde todas as suas referências quando a maternidade do hospital onde nasceu o filho lhes comunica que dois recém-nascidos foram trocados: o menino que criou não é seu, e o filho biológico dele cresceu num meio mais modesto...
Dirigido por: Hirokazu Kore-Eda.
Palma de Ouro de melhor curta-metragem
"Safe", de Moon Byoung-Gon
0 comentários:
Postar um comentário