domingo, 23 de junho de 2013

Casablanca



Por Ananda Oliveira


Nome Original: Casablanca
Ano: 1942
Diretor: Michael Curtiz
Elenco:
Humphrey Bogart .... Richard Blane
Ingrid Bergman .... Ilsa Lund Laszlo
Paul Henreid .... Victor Laszlo
Claude Rains .... capitão Louis Renault
Conrad Veidt .... major Heinrich Strasser
Sydney Greenstreet .... Senor Ferrari
Peter Lorre .... Ugarte
Madeleine LeBeau .... Yvonne
Dooley Wilson …. Sam

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca. O exilado americano Rick Blaine encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault, ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa.



No cenário da segunda guerra  llsa apaixona-se por Rick, mas em vez de fugir com ele de Paris, manda-lhe um bilhete de despedida na estação de trem. Ele parte sem entender o que havia acontecido.

Rick vai a Casablanca e se estabelece como dono do Rick's Bar, um estabelecimento frequentado por todos os tipos de cliente: nazistas, ladrões  aliados. Já que Rick é um homem que tenta não se envolver com política.

Anos depois Ilsa reaparece em Casablanca,no Rick's Bar, casada à procura de um meio de fugir para a América.

Ao se reencontrarem Rick e Ilsa relembram o passado que tiveram juntos. O sofrimento de Rick ao vê-la é inevitável e ela fica novamente dividida entre seus dois amores.
A música que imortaliza esse relacionamento, As time goes by, é interpretada por Sam.


O filme é uma adaptação de Everybody comes to Rick's de Murray Burnett e Joan Alison. Teve alguns problemas com o Corpo de Auto-censura na indústria de Hollywood, por causa do personagem do Capitão Renault que pedia favores sexuais em troca de vistos e  por Ilsa e Rick terem dormido juntos em Paris.

Ambos os pontos, no entanto, são implícitos na versão final.

Casablanca é considerado o filme mais famoso de todos os tempos. Com diálogos memoráveis, salpicados de ironias, blefes e chavões. Com destaque para a performance carismática de Bogart.



Curiosidades:

OSCAR (1944)
Vencedor  - Melhor Filme, Melhor Diretor (Michael Curtiz) e Melhor Roteiro.

Indicado - Melhor Ator (Humphrey Bogart), Melhor Ator Coadjuvante (Claude Rains),Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.




0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.