quinta-feira, 27 de junho de 2013

O Iluminado



Por Ananda Oliveira

Nome Original: The Shining
Ano:1980
Diretor: Stanley Kubrick
Elenco:
Jack Nicholson ... Jack Torrance
Shelley Duvall ... Winifred "Wendy" Torrance
Danny Lloyd ... Daniel "Danny" Torrance
Scatman Crothers ... Dick Hallorann
Barry Nelson ... Stuart Ullman
Philip Stone ... Delbert Grady
Joe Turkel ... Lloyd, o garçom
Anne Jackson ... Doutor
Tony Burton ... Larry Durkin
Barry Dennen ... Bill Watson
Lisa Burns ... Gêmea Grady #1
Louise Burns ... Gêmea Grady #2
Vivian Kubrick ... Convidada a fumar no salão de baile (não consta nos créditos)

Sinopse: Um homem (Jack Nicholson), contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, vai para lá com a mulher (Shelley Duvall) e seu filho (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso. Ao mesmo tempo, seu filho, também afetado pelo isolamento excessivo, passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado.



Uma família que vai tomar conta de um hotel, que costuma fechar no inverno. O hotel cheio de mistérios foi construído em cima de um antigo cemitério indígena. Dizem que o antigo zelador tinha enlouquecido e matado sua mulher e filhas. Mas isso não impede que a família de Jack vá com ele para tomar conta do hotel.

Os três membros da família vivem de forma isolada, o que é facilitado pela imensidão do hotel, não sendo um bom amigo pare eles. O filho do casal tem alguns dons incomuns como conversar com Tony e ter visões sobrenaturais. O pai começa a ficar perturbado e, com o tempo, vai enlouquecendo. A mãe é a pessoa mais neutra e assustada da história com sua cara de barata tonta.


Primeiro, numa cena assustadora, o garotinho Danny está andando em seu triciclo pelos corredores do hotel vazio, muito bem acompanhado pela câmera, dando a exata visão do menino. O som do triciclo vai sendo substituído por uma música que vai ficando alta até que.o. garoto se depara com as gêmeas.


Na cena clássica, Jack, completamente tomado por aquele local, tenta matar sua esposa a machadadas. A cena fica intercalando imagens dele, na porta, e dela no banheiro, desesperada. Ele, irônico, brinca com a fala do conto dos três porquinhos. Como se ele fosse o lobo mau querendo entrar para pegar o bichinho acuado. Lá dentro, ela pega uma faca e se esconde no canto.

Por trás da porta

O filme é uma adaptação do livro de mesmo nome de Stephen King. A direção intensa de Kubrick dispensa apresentações. Considerado clássico do suspense e terror, o filme possui curiosidades interessantes sobre sua produção. Quando ainda estava em busca de um novo projeto para o cinema, Stanley Kubrick pesquisou vários livros até achar um que o interessasse. Foi quando, ao pesquisar nos livros que estavam em seu próprio escritório, ele encontrou "The Shining", de Stephen King. Resolveu lê-lo e, posteriormente, transformá-lo em filme.

A primeira vez que Stephen King recebeu a proposta de Kubrick para fazer uma versão em filme de O Iluminado foi num telefonema pela manhã. King estava de ressaca e ficou chocado quando sua esposa disse que Stanley Kubrick estava ao telefone.

O Diretor

Durante as filmagens, Kubrick ligava para Stephen King, de madrugada, para fazer perguntas do tipo "Você acredita em Deus?". O diretor fez o elenco assistir Eraserhead, de David Lynch, O Bebê de Rosemary, de Roman Polanski, e O Exorcista, de William Friedkin.

O processo de direção de Kubrick era intenso. Ele rodou, nada mais nada menos, do que 127 vezes, uma cena com a atriz Shelley Duvall, até que ela ficasse do jeito como o diretor queria. Sem contar a pressão que ele colocava nela para que fizesse a acena funcionar.

A cena em que Nicholson quebra aporta foi filmada como um ciclo sem fim, onde o ator ia quebrar a porta a toda velocidade com o machado. Quando ele virava de costas, rapidamente a porta era trocada e lá ia ele novamente. Até que Kubrick gritasse corta.

Cenas



Sempre que o personagem Jack Torrance falava com um "fantasma", havia um espelho em cena. Foi ideia de Jack Nicholson ficar jogando uma bola de tênis contra a parede, já que no roteiro só estava especificado: "Jack não está trabalhando".

0 comentários:

Postar um comentário

Siga por E-mail

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.