domingo, 9 de junho de 2013

Tomates Verdes Fritos



Por Ananda Oliveira


Nome Original: Fried Green Tomatos
Ano: 1991
Diretor: Jon Avnet
Elenco:
Kathy Bates .... Evelyn Couch
Mary Stuart Masterson .... Idgie Threadgoode
Mary-Louise Parker .... Ruth Jamison
Jessica Tandy .... Ninny Threadgoode
Cicely Tyson .... Sipsey
Chris O'Donnell .... Buddy Threadgoode
Stan Shaw .... George
Gailard Sartain .... Ed Couch
Tim Scott .... Smokey Lonesome
Gary Basaraba .... Grady Kilgore
Lois Smith .... Mãe Threadgoode

Sinopse: Evelyn, uma dona de casa infeliz, conhece Ninny, uma velha senhora que mora num asilo, e fica encantada com as histórias que ela conta sobre Idgie Threadgoode, uma jovem da década de 1920, do Alabama. Esta relação proporciona ao espectador uma trama emocionante cheia de surpresas e segredos, vivendo o passado no futuro.



Amizade é sem duvida uma chama que se mantém sempre viva sem jamais se apagar. Assim que podemos caracterizar a amizade de Idgie e Ruth e de Evelyn e Ninny.  A delicadeza de como a história é contada sem duvida é sua característica mais marcante. 

Evelyn encontra na história que Ninny conta um modelo a ser seguido: Towanda (Idgie)! O que faz a dona de casa sair da depressão e encontrar uma nova forma de vida. A viagem no tempo, levada pela velha voz de Ninny, traz uma sensação gostosa, como se estivesse escutando uma história ao pé de uma lareira comendo tomates verdes fritos, é claro.


O filme foi baseado no livro de Annie Flagg, que sofreu algumas mudanças sutis para que se encaixasse na história. Por exemplo, Idgie se apaixona por Ruth mas, segundo o diretor, na cena da guerra de comida na cozinha é um eufemismo ao ato sexual. A cena foi improvisada.
A autora chegou a visitar o set do filme e disse que se sentiu uma pintora que tinha entrado no próprio quadro. De repente o que era algo da imaginação dela estava lá, tinha se materializado. 


O filme foi rodado na cidade de Juliette, na Geórgia, onde a história do livro acontece. Depois das filmagens o Café da Parada do Apito passou a funcionar de verdade, gerando empregos e renda para as pessoas da cidade. E, claro, eles tem no cardápio tomates verdes fritos que é um prato típico do sul dos Estados Unidos da América.



Curiosidades

Oscar 1992 (EUA)

Recebeu duas indicações, nas categorias de Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Tandy) e Melhor Roteiro Adaptado.

Globo de Ouro 1992 (EUA)

Recebeu três indicações, nas categorias de Melhor Filme - Comédia/Musical, Melhor Atriz - Comédia/Musical (Kathy Bates) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jessica Tandy).

BAFTA 1993 (Reino Unido)


Recebeu duas indicações, nas categorias de Melhor Atriz (Jessica Tandy) e Melhor Atriz Coadjuvante (Kathy Bates).




0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.