quinta-feira, 18 de julho de 2013

Lawrence da Arábia



Por Ananda Oliveira


Nome Original: Lawrence of Arabia
Ano:1962
Diretor:David Lean
Elenco:
Peter O'Toole .... T.E. Lawrence ou Lawrence da Arábia
Omar Sharif .... Sherif Ali ibn el Kharish
Alec Guinness .... Príncipe Feisal
Anthony Quinn .... Auda abu Tayi
Claude Rains .... Dryden
Jack Hawkins .... General Allenby

Sinopse: O filme mostra quatro episódios principais da vida de Lawrence durante a sua estada na Arábia: a conquista de Aqaba; o seu rapto e tortura pelos turcos em Deraa; o massacre de Tafas; e o fim do sonho árabe de Damasco.


O filme é uma adaptação da biografia de T.E.Lawrence, de nome Sete Pilares da Sabedoria. Tendo como função explorar a excentricidade e a personalidade enigmática de Lawrence, brilhantemente interpretado por Perte O’Toole.

O filme se passa em 1916 durante a Primeira Guerra Mundial. Lawrence é um jovem tenente do exército britânico. Ao pedir transferência para a península arábica, ele se torna oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exército britânico, com o objetivo de libertar os árabes dos turcos. 

Importantes Observações


Enquanto preparavam o material para as cenas da sabotagem do trem, todas elas rodadas em locações, a equipe do diretor David Lean encontrou destroços da sabotagem verdadeira, realizada por T. E. Lawrence.

Eram 222 minutos de projeção, mas foram cortados 35 minutos para que fosse possível mais uma exibição diária no cinema. Somente em 1989 que os 35 minutos foram recolocados no filme.


Fato também interessante é que o filme não possui nenhum personagem feminino.

O filme teve continuação: Seguido por Um Homem Perigoso (1990)


Quem foi Lawrence da Arábia?

Thomas Edward Lawrence foi um estudioso britânico, escritor e soldado que teve um papel importante na mobilização da revolta árabe na Primeira Guerra Mundial e tornou-se famoso como “Lawrence da Arábia“.

No momento em que estoura a Primeira Guerra Mundial, Lawrence trabalha como oficial de inteligência no Cairo, Egito. Em 1916, eclode a Revolta Árabe contra o Império Otomano, que se aliara à Alemanha na guerra. Lawrence torna-se oficial de ligação.

Como estrategista, Lawrence mostra-se bastante competente, liderando uma pequena força irregular em operações de ataque a rotas de abastecimento e linhas de comunicações, impedindo-as de lutar contra as forças regulares aliadas sob o comando do general Edward Allenby.

A edição privada de seu livro Os Sete Pilares da Sabedoria foi impressa em 1926, sendo que uma edição final não foi liberada após sua morte, em 1935, num acidente de motocicleta.

Curiosidades

Oscar 1963 (EUA)

Vencedor: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte - a cores, Melhor Fotografia - a cores, Melhor Som e Melhor Trilha Sonora.

Indicado: Melhor Ator (Peter O' Toole), Melhor Ator Coadjuvante (Omar Sharif) e Melhor Roteiro Adaptado.

Bafta 1963 (Reino Unido)

Vencedor: Melhor Ator Britânico (Peter O'Toole), Melhor Filme Britânico, Melhor Roteiro Britânico e Melhor Filme de qualquer Origem

Indicado: Melhor Ator Estrangeiro (Anthony Quinn).

Prêmio David di Donatello 1964 (Itália)

Vencedor: Melhor Filme Estrangeiro.

Globo de Ouro 1963 (EUA)

Vencedor: Melhor Fotografia Colorida, Melhor Filme Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Omar Sharif) e Ator Novato mais promissor (Omar Sharif).

Indicado: Ator Novato mais promissor (Peter O' Toole).


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.