quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Viagem a Lua



Por Ananda Oliveira

Nome Original: Le Voyage dans la lune
Ano: 1902
Diretor: Georges Méliès
Elenco:
Bleuette Bernon ….  Moça na lua
Brunnet  …. Astronomo
Farjaut …. Astronomo
Kelm ....  Astronomo
Georges Méliè .…  Prof. Barbenfouillis
Henri Delannoy .…  Capitão do foguete
Jeanne d'Alcy ....  Figurante
Depierre …. Figurante
Victor André ....  Figurante

Sinopse: Um grupo de cinco astrônomos viajam à Lua numa cápsula lançada por um canhão gigante. Ao chegarem são surpreendidos por habitantes da Lua.

O filme foi baseado em livros como: Da Terra à Lua, de Julio Verne, e Os Primeiros Homens na Lua, de H. G. Wells. Provavelmente foi o primeiro filme de ficção científica e também o primeiro a tratar de seres alienígenas.

Com característica visionária o filme possui recursos inovadores de animação e efeitos especiais surpreendentes, como a mais famosa que é a nave pousando no olho da lua.

O filme possui apenas 14 minutos, o que o caracteriza, hoje em dia, como curta. Porém, mesmo não estando ciente do que era um filme naquela época, é impossível não se surpreender com os efeitos e a visão futurista do diretor, comum em todos os filmes de ficção cientifica atualmente.

A imaginação do diretor se confunde com sonho e é transportada para a tela. Mesmo com os poucos recursos da época não havia nada que Méliés não pudesse fazer.

Alguns historiadores acreditam que o filme apresenta um entendimento primitivo da técnica narrativa no cinema. O que é justificável, já que é considerado o filme mais antigo do cinema. Ou Seja, o cinema era uma tecnologia que ainda estava em fase de exploração; e onde chegamos, não?

O diretor tinha a intenção de lançar seu filme nos Estados Unidos com fins lucrativos. No entanto, técnicos dos filmes de Thomas Edison fizeram cópias e o distribuíram por todo o país.

Viagem à Lua foi extremamente popular em sua época e o mais conhecido das centenas de produções de Méliès.

Méliès foi à falência.

Hoje, Viagem à Lua possui domínio público, pois seus direitos autorais já expiraram.


Homenagem ao Homem – Lua

No filme, A invenção de Hugo Cabre é feita uma menção ao filme de Méliès e uma singela homenagem ao diretor. O que torna Le Voyage dans la lune comovente, como se o amor pelo cinema pudesse ser compartilhado entre corações. 

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.