sábado, 21 de dezembro de 2013

Milagre na Rua 34



Por Ananda Oliveira

Título Original: Miracle On 34th Street
Ano:1947
Diretor:George Seaton
Elenco:
Maureen O'Hara .... Doris Walker
John Payne .... Fred Gailey
Edmund Gwenn .... Kris Kringle/Santa Claus
Gene Lockhart .... Judge Henry X. Harper
Natalie Wood .... Susan Walker
Porter Hall .... Mr. Granville M. Sawyer
William Frawley .... Charlie Halloran
Jerome Cowan .... Dist. Atty. Thomas Mara
Philip Tonge .... Julian Shellhammer
Mae Marsh  ....  Woman in Santa Line

Sinopse: A loja Macy's contrata um senhor velhinho para ser o Papai Noel. Ele informa que seu nome é Kris Kringle e seu jeito animado e otimista conquista a todos, menos sua chefe Doris. A filha desta, Susan, não acredita em papai Noel. Kris começa sua missão de trazer alegria e fantasia à vida de Doris e Sara com ajuda de seu mais recente amigo, Fred. 

Os personagens possuem personalidades muito fortes e determinadas, posicionadas em dois níveis 8 ou 80.

Com atuações fracas e ao mesmo tempo exageradas, os atores dos personagens Fred e Susan não se encaixam bem no filme. Talvez adotando um estilo de época, talvez atendendo a um pedido do diretor; ou não.

Enfim, meu dever não é julgar, mas sim, divulgar. Embora não tenha gostado muito desse filme, ele possui uma mensagem interessante.

Susan é uma menina diferente das outras, não tem imaginação e nem acredita em fantasias. Sua mãe, Doris, é responsável por isso. Esta alega que a filha precisa ver o mundo de uma forma realista e não fantasiosa com coisas que não existem e são apenas fruto da imaginação.

A posição de Doris é justificada por não querer que a filha passe pelas mesmas dificuldades e desilusões que passou. Situações a levaram a se tornar mãe solteira.
No meio disso tudo aparece um senhor, velhinho de barba e cabelos brancos, que causa um grande reboliço na cidade e acaba influenciando mãe e filha a acreditarem na magia, na fantasia e na alegria.

Produção

O filme é uma adaptação de um roteiro escrito para curta-metragem. Justamente por isso o filme possui 50 minutos.

Teve vários remakes, muitos deles na televisão, como filme e até minisséries. Mas, sem dúvida, o mais famoso é o de 1994 que foi estrelado por Mara Wilson, a nossa querida Matilda. O roteiro foi adaptado por John Hughes, do roteiro de Seaton, e a direção foi de Les Mayfield. Macy's não permitiu o uso do seu nome, que foi mudado para "Cole's". A loja Gimbels não existia em 1994 e foi substituída pela fictícia "Shopper's Express". Alvin Greenman (Alfred, na versão original) interpreta um porteiro.


Afinal, O que é o natal?

Atualmente, Papai Noel tem muitas interpretações, dentre elas, símbolo do capitalismo, tendo roupas vermelhas por causa de uma certa marca de refrigerantes, fugindo do contexto original de celebrar o Natal, nascimento de Jesus.

O motivo pelo qual se celebra o Natal é a família, a união e a alegria. Isso é o que o filme mostra e é exatamente isso que o Natal representa. Seja com Papai Noel no telhado ou com um pequeno presépio na estante.


Feliz Natal!


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.