Diretor de "O Artista" é acusado por plágio
Aclamado por público e crítica, o premiado "O Artista" (The Artist, 2011) teve o seu diretor vencedor do Oscar de Melhor Direção, o cineasta francês Michel Hazanavicious acusado de plágio pelo escritor Christophe Valdenaire, que afirma ter criado um roteiro em 1998, bastante semelhante ao do longa, lançado em 2011.
Por Jeff Gonçalves
O texto de Valdenaire teria sido composto para o filme, chamado "Timidity, la Sumphonie du Petit Homme", que aborda o mesmo enredo da película de Hazanavicious: o avanço do cinema mudo ao sonoro.
O cineasta se manifestou dando uma declaração ao site Hexagones, dizendo estar "com a consciência tranquila", pois a acusação não tem fundamento.
"Não sei até que ponto está convencido ou não de que houve plágio, mas o certo é que não tem nada a ver. Ele tem todo o direito de me atacar, e eu de me defender. A melhor resposta que posso dar é: leiam o roteiro e comparem os filmes".
Mesmo assim, o escritor garante que "O Artista" contém "inúmeros elementos parecidos incontestáveis" com a sua narrativa. O plágio só será decretado ou não, em 2015, quando acontecer a audiência do processo.
0 comentários:
Postar um comentário