quarta-feira, 1 de maio de 2013

200 anos de Orgulho e Preconceito



Por Ananda Oliveira

Esse ano o livro de Jane Austen completou 200 anos desde quando foi publicado no final de janeiro no ano de 1813. E desde então continua sendo vendidas 50 mil cópias por ano. Sendo considerado um dos livros mais lidos de todos os tempos.
A história conta a trajetória da jovem de 20 anos Elizabeth Bennet, que vive com suas quatro irmãs em uma cidade do interior. Chega a notícia que os Bingley alugaram um terreno disponível há algum tempo. Logo, em um baile tipo provinciano, as meninas são apresentadas ao novo morador da região, o Sr. Bingley. Com ele, vem um outro jovem, de aparência rude e irritada, o velho amigo de infância: Sr. Darcy. Logo de cara, a aguda inteligência de Elizabeth e o caráter estrito e orgulhoso do Sr. Darcy se chocam.


Sobre o autor

Jane Austen

A romancista viveu até seus 41 anos (1775-1817).

Nascida em Steventon, Hampshire, de uma família da burguesia agrária, levou para seus seis romances publicados a própria situação e ambiente. Ainda que a busca por um bom casamento norteie todos os seus livros, Austen nunca se casou.

Adaptação para o cinema
O Livro de Austen recebeu inúmeras adaptações cinematográficas. 
O primeiro filme veio em 1940. 
Versão de 1980 feita pela BBC.
Versão de 1995 (seriado), também pela BBC.
Versão de 2003. A proposta era fazer uma temática mais moderna que atingisse diferentes publico tendo também um pouco de humor, como diz no nome: Orgulho e preconceito: Uma Comédia Moderna.

A versão de 2005. Dentre todas a mais conhecida. 


Qual é a sua preferida?

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.