quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bonequinha de Luxo




Por Ananda Oliveira


Nome original: Breakfast at Tiffany’s
Ano:1961
Diretor: Blake Edwards
Elenco:
Audrey Hepburn...........Holly Golighty
George Peppard...........Paul Varjak
Patricia Neal.................. 2-E
Buddy Ebsen................Doc Golightly
Martin Balsam...............O.J. Berman
José Luis de Villalonga............José da Silva Pereira 

Sinopse: Uma garota de programa de luxo sonha em achar um homem milionário, para se casar com ele. Porém, ela acaba se apaixonando por seu novo vizinho, um escritor e que é bancado pela bela meretriz.


Holly Golightly é um prostituta de luxo que depois de casada foge para ser uma famosa atriz de Hollywood. Ela tem o costume de tomar seus cafés da manhã em frente à famosa joalheria Tiffany`s, que para ela é como se fosse o seu refúgio onde ela pode esquecer de seu problemas. O alto ponto do plano de vida de Holly é achar um homem milionário para se casar. A personagem belissimamente interpreta por Audrey Hepburn é perdida entre a inocência, ambição e futilidade. É interessante notar que no apartamento de Holly há um gato sem nome e seus olhos brilharem toda vez que fala de seu irmão.

Paul Varjack é um jovem escritor bancado pela amante que se torna vizinho de Holly. Aos poucos o rapaz ai se interessando por Holly de uma forma diferente dos seus clientes.


Holly fica divida entre se entregar ao amor de Paul ou seguir seu objetivo de casar-se com um milionário.

Vestindo a Bonequinha

Truman Capote autor do livro Bonequinha de Luxo, vendeu os direitos autorais de sua obra para a produtora Paramount Pictures. Ele queria que o filme fosse dirigido po John Frankenheimer e que Holly fosse interpretada por Marilyn Monroe. Porém Marilyn foi aconselhada a não acitar o papel, porque se tratava de uma prostituta, mas fez uma participação especial.

Audrey Hepburn foi contratada para interpretar a personagem. Apos um tempo trabalhando com Frankenheimer ele insistiu para que o diretor fosse substituido. Blake Edwards foi contratado em seu lugar. A atriz disse em uma entrevista que Holly não se parecia em nada com ela, e que interpretá-la seria um grande desafio.
Acredita-se que o custo da produção do filme foi de dois milhões e meio de dólares, sem contar o pagamento dos atores.
Em relação ao livro, alguns elementos da personagem Holly, como sua suposta bissexualidade foram omitidos no filme, e no personagem do escritor, que foi bastante modificado, poi no livro ele era homossexual. O livro de Capote gerou um grande impacto na sociedade da época por ser um livro com uma temática muito forte para a sociedade.
As mudanças nos personagens foram para que esse impacto causado pelo livro não fosse repetido em grandes proporções e também na intenção de tornar a personagem mais adequada para Audrey Hepburn. Em relação ao escritor, agora hétero, foi colocado que ele era bancado pela amante, justamente para que daí pudesse surgir o seu interesse por Holly.


Curiosidades

Oscar 
Indicado: Melhor roteiro adaptado, Melhor Direção de Arte e Melhor Atriz.
Venceu: Melhor Trilha Sonora Original e Melhor canção.

Globo de Ouro
Indicadp: Melhor filme comédia/Musical e Melhor Atriz Comédia/Musical

Grammy
Venceu: Melhor Canção do Ano, Melhor Arranjo, Melhor Gravação do Ano, Melhor Álbum de Trilha Sonora ou gravação/Cinema ou Televisão e Melhor Performance de uma Orquestra.

Musica Vencedora do Grammy: Moon River


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.