segunda-feira, 17 de junho de 2013

Em Algum Lugar no Passado



Por Ananda Oliveira
Nome Original: Somewhere in Time
Ano: 1980
Diretor: Jeannot Szwarc
Elenco:
Christopher Reeve .... Richard Collier
Jane Seymour .... Elise McKenna
Christopher Plummer .... William Fawcett Robinson
Teresa Wright .... Laura Roberts
Bill Erwin .... Arthur Biehl
George Voskovec .... Dr. Gerald Finney



Sinopse: Na noite de estreia de sua primeira peça o jovem escritor, Richard Collier, se encontra com uma senhora que o entrega um relógio. Anos depois Collier se depara com a foto de uma mulher que lhe gera um interesse espontâneo, e, acaba descobrindo que ela havia sido uma famosa atriz de teatro no início do século chamada Elise McKenna. Cada vez mais obcecado por essa mulher, Collier decide, através da auto-hipnose, viajar de volta no tempo para conhecê-la.


É interessante observar o caminhar do filme pelo olhar curioso de Richard. O impacto que a foto de Elise causa nele é instigante, como se houvesse uma forte conexão entre ambos. Resultando na busca dele pela viagem no tempo, retratada por um antigo professor em um livro como uma forma fisicamente sutil de se viajar no tempo.


É interessante ver o crescer dos sentimentos ente Richard e Elise e como se relacionam,  impressionante ver o sofrimento amoroso de Richard, muito bem interpretado por Christopher Reeve.

A produção do filme teve que obter uma autorização especial da prefeitura para que pudesse utilizar carros nos sets de filmagens, entretanto, a autorização valia apenas para as cenas, não permitindo que atores e a própria equipe técnica os usassem para se locomover,   isso porque carros não eram permitidos na região onde ficava o Grand Hotel.

O filme foi um grande sucesso de crítica e posteriormente classificado como  Cult.


Curiosidades

Oscar (1980)
Indicado a melhor figurino: Jean-Pierre Dorleac

Golden Globe (1981)
Indicado a melhor trilha sonora: John Barry

Saturn Awards (1981)
Indicado a melhor ator (Christopher Reeve) e Melhor atriz (Jane Seymour)




0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.