sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Fotografia Cinematográfica



Desde a pré-história, o homem busca contar os fatos através das imagens. Isso se intensificou ao longo dos anos e claro que também evoluiu.

Hoje em dia, a fotografia e o vídeo são os recursos mais usados para esse registro. Mas será que no cinema, um se junta ao outro? E que importância a fotografia tem para o cinema?

Por Nathalia Lopes
Uma foto, quando bem tirada, tem o poder de nos transportar a outros lugares e até mesmo nos contar uma pequena história. Esse poder seria logicamente potencializado se a foto se movimentasse, certo?

O cinema nada mais é do que uma sequência de fotos que se movimentam (frames). O fotógrafo é o responsável pela captura e projeção desses frames.

Para explicar melhor, vamos falar um pouco sobre o diretor de fotografia.

É o técnico de cinema responsável pela forma como o roteiro é transposto para o vídeo, na forma de fotografia. Deve participar das reuniões de pré-produção com o diretor, diretor de arte e produtor, para que a estética do filme seja definida e ele possa então definir todos os parâmetros do trabalho (equipamentos, iluminação etc.).

Na fotografia o elemento chave é a luz. Ela é que vai ditar o "tom" da imagem. O mesmo acontece no cinema. Imaginem, por exemplo, um filme de terror totalmente iluminado, com muitas cores vibrantes. Não ficaria muito assustador, né? A luz certa pode deixar a cena com um ar sombrio, romântico, bucólico e por aí vai.

Assim podemos afirmar, sem medo, que a fotografia é um elemento crucial para qualquer produção cinematográfica.

  Um comentário:

  1. Nossa! Achei que você tinha parado de escrever essa coluna! Que bom que não parou! Muito bom!

    ResponderExcluir

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.