domingo, 26 de janeiro de 2014

5 filmes sobre férias



Por João Pedro Rodrigues

Férias Frustradas (National Lampoon's Vacation-1983)


Clássico dos anos 80 e da Sessão da Tarde, Férias Frustradas acompanha a família Griswold e sua viagem ao "Walley Park", um parque temático na Costa Oeste dos Estados Unidos. E, claro, a viagem não sai como o esperado. Com roteiro de John Hugues (Curtindo a Vida Adoidado) e estrelado por Chevy Chase, um astro dos anos 80, Férias Frustradas é imperdível!

Esqueceram de Mim (Home Alone-1990)


Outro clássico da Sessão da Tarde e grande sucesso nos anos 90, Esqueceram de Mim acompanha o garotinho Kevin, esquecido em casa quando sua grande família sai para fazer uma viagem no Natal, que tem de enfrentar dois bandidos atrapalhados em situações absurdas.

Apesar de tudo o filme trata de assuntos bem pesados como negligência e abuso infantil, mas quem liga? O filme é divertidíssimo.

Com direção de Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal) e estrelado pelo astro-mirim Macaulay Culkin (ultimamente tão esquecido quanto seu personagem no filme).

Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing-1987)


Outro cujo título já vem com os rótulos “Sessão da Tarde” e “Anos 80”, Dirty Dancing acompanha a família Houseman, mais precisamente Baby (Jennifer Grey), em sua viagem a um clube de verão nos anos 60 (por algum motivo ela se veste como se já estivesse nos anos 80), no qual ela tem um romance com o dançarino Johnny Castle (o finado Patrick Swayze). Embalado com canções eternas como Hungry Eyes e (I’ve had) The Time of My Life, Dirty Dancing é imperdível.

Um Verão Para Toda Vida (December Boys-2007)


Convenhamos, mesmo sendo muito bom, o longa, baseado no romance homônimo de Michael Noonan, não conseguiria grande espaço na tela grande se não fosse estrelado pelo eterno Harry Potter, Daniel Radcliffe. O drama segue quatro órfãos e também melhores amigos em uma viagem de aniversário concedida pelo orfanato, pois os 4 comemoram aniversário em Dezembro (pegou o título?). Lá conhecem o mar e um simpático casal que parece disposto em adotar um deles.

A fotografia é o ponto alto do filme. Os belíssimos cenários da Austrália são explorados com louvor. Dirigido por Rod Hardy, mais conhecido na TV, Um Verão Para Toda Vida sofre pela falta de ousadia em certos momentos, mas ainda assim é um drama muito bom sobre amizade.

Violência Gratuita (Funny Games-2007)


Dirigido pelo austríaco Michael Heneke, o filme segue as férias de uma família até sua casa de verão, onde são feitos reféns por dois jovens sádicos que os torturam física e psicologicamente em momentos brutais e incômodos. Estrelado por Naomi Watts e Tim Roth, Funny Games é um suspense psicológico muito bom, mas bem experimental, e não agradará a todas as platéias, além de abusar da metalinguagem em uma cena que um dos jovens conversa diretamente com a platéia.

Por curiosidade, Funny Games é um remake do filme austríaco dirigido pelo próprio Heneke, 10 anos antes. Os dois filmes são exatamente iguais, tanto nos ângulos de câmera quanto nos diálogos. Só dou preferência à versão estadunidense pela atuação da sempre ótima Naomi Watts.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.