sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Central do Brasil



Por Ananda Oliveira


Ano: 1998
Diretor: Walter Salles
Elenco:
Fernanda Montenegro.... Dora
Vinícius de Oliveira.... Josué
Marília Pêra.... Irene
Soia Lira.... Ana
Othon Bastos.... César
Otávio Augusto.... Pedrão
Stella Freitas.... Yolanda
Matheus Nachtergaele.... Isaías
Caio Junqueira.... Moisés
Zélia Bastos.... Filomena

Sinopse: Mulher que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, ajuda um menino, após sua mãe ser atropelada, a tentar encontrar o pai que nunca conheceu, no interior do Nordeste. 


O que é a Central do Brasil?

É um lugar cheio, com pessoas caminhando a toda velocidade pra alcançar seu destino.

Mas, uma vez que os caminhos se cruzam... Coisas novas e inesperadas podem acontecer.

E foi justamente isso que aconteceu com Dora, que se viu livre da vida presa a uma rotina monótona, ao conhecer o pequeno Josué.

Após o falecimento da mãe, Dora, depois de muito custo, decide ajudar o menino a realizar a vontade de ir a Pernambuco conhecer o pai.


Mas nada ocorre tão fácil assim. Além do conflito de personalidades entre um menino mal educado e uma mulher amargurada, acontecem outras situações como: perder o ônibus, gastar todo o dinheiro, pedir caronas e se perder numa multidão.

Existe muito mais além de Central do Brasil do que as situações e conflitos citados. O filme também mostra as condições de vida no subúrbio da cidade grande e os imigrantes nordestinos que abandonaram o sertão em busca de oportunidades melhores na Cidade.

Curiosidades de Produção


Durante as filmagens na estação Central do Brasil, onde Dora escreve as cartas, a produção e a própria atriz foram surpreendidas com pessoas que se aproximaram dela pedindo que escrevesse cartas, ou seja, os reais clientes de Dora. Essas cenas “improvisadas” foram posteriormente incorporadas ao filme.

Esse filme marca o primeiro trabalho de Vinicius de Oliveira. O diretor conheceu o menino, que trabalhava como engraxate, e o convidou para fazer um teste. Como resultado o menino superou mais de 1500 outros concorrentes para o papel.

Grandes Destaques



Além do Brasil o filme foi exibido no Festival de Sundance, numa mostra regional de cinema na Suíça e no Festival de Berlim.

Foi indicado para muitos prêmios, incluindo o mais cobiçado de todos: o Oscar. Teve duas indicações, entre elas Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. Sendo está a primeira vez que uma artista latino-americana foi indicada nessa categoria. Embora não tenha faturado o prêmio, Fernanda continua sendo inspiração para muitos jovens atores.


Prêmios

OSCAR
Indicado: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz - Fernanda Montenegro

GLOBO DE OURO
Vencedor: Melhor Filme Estrangeiro
Indicado: Melhor Atriz / Drama - Fernanda Montenegro

FESTIVAL DE BERLIM
Vencedor: Urso de Ouro - Melhor Filme, Urso de Prata - Melhor Atriz - Fernanda Montenegro,
Prêmio Especial do Júri

CÉSAR AWARDS
Indicado: Melhor Filme Estrangeiro no César.

INDEPENDENT SPIRIT AWARDS
Indicado: Melhor Filme Estrangeiro



Se você está à procura de uma viagem de autoconhecimento e amizade, pode embarcar!
Só tome cuidado para não perder o ônibus.


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.