terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

As Trilhas Sonoras de Filmes mais Vendidas de Todos os Tempos



Sabemos que, sem a música o cinema perderia muito no quesito riqueza artística, mas para o bem de todos ela sempre esteve presente (Charles Chaplin que o diga). As trilhas sonoras são criadas não só como um meio técnico e fundamental da sétima arte, mas também, é feita para fixar lembranças e sentimentos vindos do filme ou somente de uma faixa poderosa do álbum, com a intenção de nos transmitir musicalidade.

Por Bruno Felix

Para homenagear, sentir de novo e relembrar as canções que marcaram pessoas, ambientes e décadas. Oferecemos agora, uma saudosa e emocionante volta no tempo com As Trilhas sonoras mais vendidas em todo mundo (que por ''coincidência'' são também as melhores).

O Guarda-Costas (1992)
45 milhões de cópias vendidas mundialmente


Witney Houston e sua voz marcante (além de sua atuação convincente), e estremecedora o bastante para tocar diversos corações, que pulsaram razoavelmente para comprar uma linda cópia do soundtrack (trilha sonora) de O GURDA-COSTAS. O álbum vendeu mais de 1 milhão de dólares em uma semana e logo chegou ao topo na Billboard 200 (parada dos 200 álbuns mais vendidos da semana nos EUA ), onde permaneceu por 20 semanas não consecutivas, quebrando vários recordes; foi certificado 17 vezes platina nos EUA, em novembro de 1999, pela Associação da indústria de gravação da América -- RIAA (lista de gravações de som que representem cultural, histórica e esteticamente os EUA).

A trilha sonora levou o prêmio de melhor álbum do ano, e a canção ''I Will Always Love You'' (o single de maior sucesso do álbum e da carreira de Witney Houston) ficou 14 semanas no topo do chart Hot 100 da Billboard (parada das 100 melhores músicas nos EUA); a faixa foi composta e lançada anteriormente pela cantora Dolly Parton, em 1974. Nessa primeira interpretação a música obteve sucesso, mas foi na voz de Witney que se tornou um fenômeno mundial. Outras 4 faixas do álbum chegaram ao gráfico da Billboard Hot 100.

Os Embalos de Sábado à Noite (1977)
40 milhões de cópias vendidas mundialmente


O popular rebolado de John Travolta e de seus parceiros, juntamente com as composições e realizações musicais da banda Bee Gees, tiveram boa compatibilidade; este e outros elementos transformaram o álbum na segunda trilha mais vendida do planeta.

O álbum foi certificado 15x Platina nos EUA, vendendo 15 milhões de cópias por lá, e ganhou o Grammy de álbum do ano. Na Bilboard 200 a trilha se manteve no topo por 24 semanas consecutivas de um total de 120, até sair do chart em março de 1980. A trilha sonora foi adicionada ao Registro Nacional de Gravação na Biblioteca do Congresso em 21 de março de 2013, para preservar sua cultura histórica.

Dirty Dancing (1987)
32 milhões de cópias vendidas mundialmente


Bailando com o sucesso, a trilha sonora do filme Dirty Dancing foi certificada 11x Platina nos EUA e ''saltou'' (assim como Patrick Swayze) para primeiro lugar na Billboard 200, vendendo 32 milhões de cópias em todo mundo. Em 2008 o soundtrack de Dirty Dancing voltou às paradas na Irlanda, depois de ter passado 230 semanas no top 30 do pais.

O sucesso é recíproco para álbum e filme; pelo bom desempenho de ambos e pela qualidade musical, a canção ''(I've Had) The Time of My life'', incluída na trilha sonora, alcançou o topo da Billboard Hot 100. Em Fevereiro de 1991 o filme foi exibido em televisão mainstream (tv aberta ou não, com grande número de telespectadores) e a canção voltou a Billboard, atingindo a posição de número oito. A bela música ganhou os prêmios mais conceituados desta categoria: Oscar de melhor canção original (1987), Grammy de melhor performance, por um duo ou grupo com vocais (1988) e o Globo de ouro para melhor canção original (1988). As vendas da música chegaram a ouro nos EUA, Canadá e Austrália e platina na Holanda.

Titanic (1997)
30 milhões de cópias vendidas mundialmente


O maior filme durante anos não poderia deixar sua trilha sonora de fora. Foi certificado 11x Platina no EUA e 30 milhões no total. Suas altas vendas levaram a trilha ao título de maior álbum orquestral de sempre. ''My heart will go on'' é a única faixa cantada do álbum e a de maior sucesso da trilha e da carreira de Céline Dion; a canção estreou em primeiro lugar na parada da Billboard Hot 100 e recebeu muitos prêmios: Oscar de melhor canção original e os Grammys de Gravação do ano, Canção do ano, Melhor performance vocal pop feminina e Melhor canção escrita especificamente para televisão ou filme; ganhou também um Globo de Ouro de Melhor canção original - Motion picture. O single quase não foi selecionado para o álbum, pois James Cameron não queria músicas cantadas na trilha.

A mesma emoção proporcionada ao assistir o filme é trazida para trilha sonora. As músicas que compõem o álbum foram bem escaladas, o que é um ponto importante para garantir o êxito nas vendas e interagir sentimentalmente com o público.

Grease: Nos Tempos da Brilhantina (1978)
28 milhões de cópias vendidas mundialmente


Mais uma vez a figura de John Travolta mostra seu balanço; e desta vez ela traz consigo Olivia Newton-John para um dos melhores filmes de musicais da história do cinema. O resultado de tamanha parceria são as conquistas de prêmios e boas colocações nas paradas. Como era de se esperar, o álbum atingiu o número um no chart Billboard 200 e 6 faixas do álbum entraram na Billboard Hot 100, duas com pico de número um, ''You're the one that i want'' e ''Grease'', ambas escritas especificamente para o filme.''Hopelessly devoted to you'' alcançou pico de número três e foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora original.

Purple Rain (1984)
20 milhões de cópias vendidas mundialmente


O filme estreou o cantor Prince nos cinemas e o impulsionou para grandes sucessos na música. Em 2012 o álbum foi adicionado à Associação da indústria de gravação da América (RIAA). A trilha sonora é sempre citada em listas feitas por revistas populares para determinar os melhores álbuns.

Prince levou 3 Grammys: Melhor performance de vocal rock por um duo ou grupo musical; Melhor álbum de trilha sonora original escrita especificamente para televisão ou filme; e R&B song. Ganhou também um Oscar de Melhor canção original score, em 1985.

A trilha sonora ficou no topo da Billboard 200 durante 24 semanas consecutivas e, para confirmar de vez o sucesso, mais 4 canções do álbum atingiram a Billboard Hot 100, sendo que duas músicas são número um,''Let's go Crazy'' e ''When Daves Cry''.

Flashdance (1983)
19 milhões de cópias vendidas mundialmente


A dança da vida é a estrela desse filme que, por sua vez, reflete no álbum; este efeito dramático levou a trilha sonora a vendas superiores a 19 milhões ao redor do mundo. Três faixas do álbum conseguiram entrar para o chart Billboard Hot 100 e a faixa principal ''What a Feeling'', de Irene Cara e ''Manic'', de Michael Sembello, chegaram ao número um. ''What a Feeling'' ganhou o Oscar de Melhor canção original. O álbum levou o Grammy de álbum do ano e de Melhor álbum de trilha sonora original escrita para um especial de televisão ou filme, entre outros prêmios. O filme foi um grande sucesso, arrecadando 201 milhões em todo mundo.

O Rei Leão (1994)
15 milhões de cópias vendidas mundialmente


O ar excêntrico, musicalmente é um fator fundamentalmente expressivo e satisfatório para muitos nesta trilha que tem um material genial. A trilha foi gravada em três países diferentes: EUA, Reino Unido e África do Sul. O álbum ficou em primeira colocação na Billboard 200.

A trilha sonora obtém alguns recordes, tais como o de único filme de animação a receber certificado diamante (10 milhões de cópias vendidas nos EUA) em seu álbum e, em 1995, se tornou a trilha sonora de um filme de animação mais vendida, titulo que leva até hoje. Elton John interpreta várias faixas do soundtrack.

O álbum conquistou 2 prêmios do Oscar -- Melhor trilha sonora original e Melhor canção original, também cantado por Elton John. No Globo de Ouro, ganhou o prêmio de Melhor trilha sonora original.

Top Gun: Ases Indomáveis (1986)
11 milhões de cópias vendidas mundialmente


Top Gun decolou a carreira de Tom Cruise e alçou voos altos nas paradas musicais com a trilha sonora do filme, incluindo a Billboard 200 dos EUA, onde o pouso foi bem-sucedido e longo, na primeira posição (cinco semanas não consecutivas). O álbum foi certificado 9x Platina nos EUA e vendeu 11 milhões de cópias por todo o globo. A receita do filme nas bilheterias incentivou as vendas, e a canção ''Take my Breath Away'' atingiu o pico na Billboard Hot 100; ganhou o Oscar de Melhor canção original, bem como o Globo de Ouro de Melhor canção original, em 1986. Outras três canções da trilha sonora entraram no chart Hot 100.

Footloose (1984)
10 milhões de cópias vendidas mundialmente


A trilha sonora alcançou o número um no chart da Billboard 200, onde permaneceu por 10 semanas consecutivas, sendo certificado 9x Platina nos EUA. A partir do sucesso mútuo entre o filme e o álbum foram intercalados 6 singles na parada da Billboard Hot 100, entre eles, dois são topo do chart, ''Footloose'' e ''Let's Hear it'' e os dois receberam nomeações para o Oscar de Melhor canção original e para o Globo de Ouro de Melhor canção original e Melhor canção- Motion Picture.


OBS: Os filmes da Disney lançados direto para dvd costumam ser subestimados por alguns, e hoje são ressaltados neste post, pois muitos deles carregam legiões de fãs que são alvos de preconceito diariamente por pessoas que não entendem e nem respeitam o sentimento e dedicação de um individuo á uma obra audiovisual. Em homenagem á coragem desses fãs e para firmar estes argumentos; irei citar os mais vendidos desses filmes:

High School Musical- 4 milhões de cópia vendidas nos EUA

High School Musical 2- 7 milhões de cópia vendidas em todo mundo

As Feras da Música- 2 milhões de cópia venidas nos EUA

Camp Rock- 2 milhões de cópia vendidas em todo mundo

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.