sexta-feira, 21 de março de 2014

Oldboy



Por Ananda Oliveira

Titulo Original: Oldboy
Ano:2003
Elenco:
Choi Min-sik .... Oh Dae-su
Oh Tae-kyung .... jovem Dae-su
Yoo Ji-tae .... Lee Woo-jin
Ahn Yeon-seok .... jovem Woo-jin
Kang Hye-jung .... Mi-do
Ji Dae-han .... No Joo-hwan
Kim Byeong-ok .... Sr. Han
Kim Han-joon .... amante de Grace Gee
Woo Il-han .... jovem Joo-hwan
Yoon Jin-seo .... Lee Soo-ah
Oh Dal-su .... Park Cheol-woong

Sinopse: O filme segue a história de um indivíduo chamado Oh Dae-su busca por vingança acaba se entrelaçando com um romance quando se apaixona por uma atraente chef de sushis.



O filme consegue manter um equilíbrio entre cenas pesadas e a arte cinematográfica. Os momentos artísticos são incrivelmente belíssimos como, por exemplo, o da imagem abaixo. 


Este, sem dúvida, foi o que mais gostei. Um homem que dentro de si tem uma tempestade de emoções, tendo ao fundo uma música lenta marcando sua despedida.


Existem muitas cenas em que os diálogos – que são importantes e nem sempre presentes – são desnecessários, pois a mensagem é passada apenas com o posicionamento dos atores, a iluminação e o uso das cores.

Conhecemos o ponto de vista do vilão em seu território, já que ele está em primeiro plano. Ao fundo vemos várias fotos (sua motivação) e Dae-su em segundo plano, que parece um intruso na imagem. Observando a roupa de Dae-Su, seu terno preto e blusa vermelha representam, respectivamente, a morte (preto) e o sangue (vermelho).


Depois de enclausurado este é o primeiro encontro de Dae-su com um outro ser humano no mesmo recinto. Ele tenta ao máximo não agir feito um animal no cio. Mas, no decorrer do filme vemos que é bem difícil ele se reintegrar à sociedade.

A cena clássica

A cena em que Dae-su volta ao seu antigo cativeiro é sem duvida uma das mais bonitas e famosas do filme.


Sem dúvida o destaque é de Choi Min-sik (Dae-su), que se mostrou um ator que se entrega ao fazer um personagem. Na cena em que Dae-su come um polvo vivo, Choi Min-sik teve que comer quatro polvos até que chegasse a tomada certa.

Ele treinou por 6 semanas e perdeu cerca de 12 quilos para o papel. Em todas as cenas de luta do seu personagem o ator dispensou os dublês.


Infelizmente não posso dar grandes detalhes da trama, pois estragaria o impacto que esse filme causa. Só posso dizer que: em Oldboy uma coisa importante a ser notada é que, perto do final do filme, sua opinião e seu ponto de vista podem mudar e fazer com que você TENTE escolher um lado ou até dar uma explicação lógica do que você está vendo.

Prêmios

Festival De Cannes
Ganhou o Grande Prêmio do Júri


Se você ri. O mundo ri com você
Se você chora. Você vai chorar sozinho.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.