segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Viagens Espaciais mais Marcantes do Cinema



Por Ananda Oliveira


O espaço sempre atiçou a curiosidade do ser humano, e até hoje possui mistérios que são apenas especulados: será que existe água em marte? Ou, será que existe vida em outro planeta? O cinema não ficou atrás, e foi caminhando junto com a sociedade, meados a questionamentos e descobertas, usando a magia cinematográfica para no contar histórias reais e fictícias sobre o espaço.


VIAGEM À LUA (1902)


O primeiro filme a ter uma viagem espacial. Cada cena parece um truque de mágica feito por Georges Méliès. Foi popular em sua época, e é o primeiro filme de ficção científica. Na trama um grupo de astrônomos viaja até a lua e encontram habitantes nela.


2001 - UMA ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)


Com direção de Stanley Kubrick, o filme e sua história possuem vários elementos como: a evolução humana, a tecnologia, a inteligência artificial e a vida extraterrestre. O que mais chama atenção no filme é o pouco diálogo, imagens que causam um efeito surrealista e principalmente a sua trilha sonora.


Star Wars (Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança) (1977)


É o primeiro filme a ser lançado da série. Luke Skywalker se junta aos cavaleiros de Jedi e ao mercenário Han Solo, para lutar numa guerra intergaláctica ao lado da resistência.

O filme conquistou o público com sua história e principalmente seus inovadores efeitos visuais. George Lucas até então, não acreditaria que faria um segundo filme na época, mas ele acabou fazendo seis.

ALIEN - O 8° PASSAGEIRO (1979)


Ao misturar ficção cientifica com suspense, você tem: Alien. O filme dirigido por Ridley Scott, conta a história de uma tripulação, que aterrissa em um planetoide, após receber um sinal do mesmo. A tripulação se desanexa da Nostromo, e aterrissa no planeta, danificando a nave. Lá, eles descobrem que o sinal foi emitido por uma nave alienígena. Ao adentrar a nave, para investigar uma sucessão de acontecimentos, passa a aterrorizar a tripulação.

APOLLO 13 (1995)


"Houston, we have a problem here"

Baseado no livro, “Lost Moon: The Perilous Voyage of Apollo 13”, de Jim Lovell e Jeffrey Klueger, a trama tem como personagens principais três astronautas, que vão fazer uma missão na lua. Alguns imprevistos acontecem, impedindo o pouso dos astronautas na lua, e consequentemente os deixando a deriva no espaço. Nesse momento se iniciam as tentativas de trazer a nave de volta a Terra.

Wall - E (2008)



A animação se passa no ano 2805 d.C. A Terra está inabitável para os seres humanos, eles foram transferidos para uma nave e na terra ficariam os robôs, como o Wall-e, que limpariam a Terra, deixando-a saudável novamente para seus habitantes. Sem precisar falar nada, além de seu próprio nome, o robozinho conquista facilmente  o coração do espectador, assim como Chaplin em seus filmes mudos.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.