segunda-feira, 8 de setembro de 2014

5 Filmes sobre dança



Filmes que incluem a dança como um elemento vivo e essencial à história.

Por João Pedro Rodrigues

Flashdance - 1983”
Flashdance foi o precursor da safra de filmes dançantes dos anos 80 e que bombaram nos cinemas. Com um roteiro um pouco piegas, mas que é salvo pelo ótimo elenco, que conta com a bela Jennifer Beals, Michael Nouri e Cinthia Rhodes. Flashdance usa a simplicidade a seu favor, fazendo uso da dança para contar uma história sobre persistência na busca dos sonhos e as dificuldades enfrentadas pela protagonista nesta busca. E claro, não dá para deixar de citar a trilha sonora, que é extremamente memorável e inclui hits como “Maniac”,”Lady, Lady, Lady”,“What A Feeling” e “He’s a Dream", que embalam as icônicas e brilhantemente coreografadas cenas de dança.

Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever – 1977)”
John Travolta e Bee Gees! Precisa falar mais?
O filme que marcou os anos 70, época marcada pelas discotecas, casa drama e dança perfeitamente.Tendo como foco a vida do personagem Tony Manero, um jovem de 19 anos com uma família problemática e em um emprego sem muito futuro (numa loja de tintas). Ele se sente inferior no dia-a-dia, mas ao som da música Disco se destaca na pista de dança nas noites, que serve como uma espécie de válvula de escape da sua conturbada vida diurna. A cena de abertura já confere ao filme o status pop, com Travolta andando pomposamente pelas ruas do Brooklyn ao som de Stayin’ Alive, do Bee Gees.

Footloose – 1984”
Apesar do enredo, parecer datado nos dias de hoje e até um pouco bobo (uma cidade que proíbe dançar?!), Footloose é um filme icônico e de estrondoso sucesso entre o público nos anos 80 (não tanto entre os críticos). Além de decolar a carreira de Kevin Bacon, que encabeça o elenco juntamente com Lori Singer, Chris Penn, Sarah Jessica Parker e John Lithgrow. A proposta de Footloose é desligar seu cérebro e se deixar levar pelo ritmo, pelos passos de dança “démodé”, mas ainda assim sensacionais e pela trilha sonora (que inclui o pegajoso hit de Kenny Loggins).

Dirty Dancing – Ritmo Quente (Dirty Dancing – 1987)”
Talvez o mais famoso “Dancing Movie” dos anos 80. O filme se passa em um acampamento de verão nos anos 60 (apesar do figurino gritar anos 80), onde a jovem Baby (Jennifer Grey) se envolve em um romance com o dançarino Johnny Castle (o finado Patrick Swayze). E, como se é de esperar, os pais se opõem a relação. E é claro que o ponto alto do filme está nas suas excelentes cenas de dança, repletas de sensualidade, as quaissão embaladas com canções eternas como:“Hungry Eyes” e "(I’ve Had) The Time of My Life”, consagrando o filme como um clássico.

"Cisne Negro (Black Swan – 2010)”
Essa obra, do diretor estadunidense Darren Aronofsky (Réquiem para um Sonho), se difere dos demais filmes citados, mas também inclui a dança como um elemento constante, mais especificamente o balé.
Cisne Negro é um intenso e surreal thriller psicológico, que utiliza de uma atmosfera onírica para mostrar a transformação de Nina (Natalie Portman), uma tímida bailarina esmagada pela pressão do seu papel na peça “O Lago dos Cisnes”, o que faz com ela vá lentamente perdendo a noção do mundo real ao tentar se tornar o “Cisne Negro”, deixando seu lado mais obscuro aflorar. O filme conta com um elenco de peso, além de Portman no papel principal, a trama inclui ainda Mila Kunis, Vincent Cassel, Winona Ryder e Barbara Hershey, que fazem um trabalho maravilhoso como elenco de apoio. As cenas de balé foram coreografadas e executadas com maestria, de modo muito profissional e exigiram um exaustivo preparo por parte de Natalie Portman, que executou seu papel com esmero.

0 comentários:

Postar um comentário

Siga por E-mail

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.