segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Receitas cinematográficas



Quem disse que o cinema só agrada aos olhos? Muitas vezes ele mexe com outros sentidos e órgãos do corpo também! Calma, nesse caso, eu estou me referindo ao paladar e ao estômago, claro!

Ok, nós não podemos sentir o gosto daqueles quitutes divinos e apetitosos que vemos em alguns filmes (infelizmente), mas podemos recria-los em casa!

Por Nathalia Lopes


Separei 5 receitas vistas em filmes para você fazer em casa e se sentir como as personagens. Confira:

Espaguete ao sugo


Em cada uma das três fases do filme Comer Rezar Amar, um tema é abordado, e para a nossa tortura, o primeiro é comer. O destino escolhido por Liz é a Itália, terra das pastas suculentas, que ela come com quase tanta vontade quanto a Adèle em Azul é a Cor Mais Quente, ou mesmo a pequena Zoe em Sem Reservas.



Receita

Ingredientes:

500 g de espaguete cozido "al dente" 
1 kg de tomate italiano 
1 unidade de cebola picada
1 dente de alho amassado
10 folhas de manjericão 
1 talo de salsão 
1 colher (café) de alecrim
1 colher (chá) de tomilho 
1 colher (sopa) de açúcar 
sal a gosto
parmesão ralado a gosto 

Modo de preparo:

Faça um amarrado com todas as ervas. Liquidifique o tomate e passe-o pela peneira. Leve o tomate ao fogo e acrescente o amarrado de ervas, sal, açúcar, cebola e alho. Deixe que cozinhe entre 30 e 40 minutos. Prove, junte mais sal ou mais açúcar, no caso de estar, ainda, ácido. Sirva sobre o espaguete, polvilhando com o queijo ralado.

Ratatouille


Ok, ratos são nojentos, mas vai me dizer que você não ficou com vontade de provar o Ratatouille, preparado pelo Remy, e sentir todas aquelas sensações que o crítico sentiu ao saborear o prato de sua infância?


Receita

Ingredientes: 

1 pimentão vermelho médio 
1 pimentão verde médio 
1 abobrinha italiana média 
1 cenoura média 
2 tomates médios 
1 berinjela pequena 
1 cebola média 
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva 
1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (manjericão e coentro)
100 g de azeitonas verdes 
100 g de azeitonas pretas médias
Sal e pimenta-do-reino moída grosseiramente a gosto

Modo de Preparo:

Lave os pimentões, parta-os ao meio, elimine as sementes e os filamentos internos brancos e pique-os em cubos regulares. Corte a abobrinha em cubos médios (semelhante ao tamanho dos pimentões). Raspe a casca da cenoura e corte-a em cubos. Lave os tomates e pique-os em pedaços médios. Pique a berinjela e a cebola em pedaços regulares. Coloque a abobrinha, o pimentão, a cenoura e a berinjela numa panela com 2 litros de água fervente e sal. Deixe no fogo por 4 minutos, ou até ferver novamente. Retire do fogo, escorra a água e passe os legumes por água fria. Reserve. Em outra panela, aqueça o azeite de oliva, junte os vegetais e refogue, salteando de vez em quando, por 5 minutos, ou até ficarem ''al dente''. Adicione as ervas, as azeitonas, o sal e a pimenta-do-reino. Misture com cuidado e retire do fogo. Sirva com massas, feijão-branco ou torradas.

Coxinha


O filme Estômago tem outra "receita" bem marcante, aquela da última cena do filme, mas vamos combinar que ela não é a mais saborosa (isso pra dizer o mínimo e não dar spoiler). Pensando nisso, resolvi dar a receita do prato responsável por iniciar o Raimundo Nonato no mundo da culinária: a famosa e queridinha do povão, coxinha!


Receita

Ingredientes: 

Recheio 

1 peito de frango sem a pele
1 cebola picada
1 xícara (chá) de salsinha picada
sal e pimenta-do-reino a gosto 

Massa

2 tabletes de caldo de galinha
1/2 xícara (chá) de óleo 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
Farinha de rosca para empanar
Óleo para fritura

Modo de Preparo: 

Recheio: 

Coloque o peito de frango para cozinhar em uma panela com água e sal. Retire, escorra e deixe esfriar. A seguir, desfie bem e tempere com a cebola, a salsinha, o sal e a pimenta-do-reino. 

Massa: 

Leve ao fogo 3 xícaras (chá) de água, junte os tabletes de caldo de galinha e o óleo. Assim que ferver, adicione a farinha de trigo, de uma só vez, mexendo vigorosamente, e cozinhe até soltar da panela. Transfira a massa para uma superfície plana e amasse com o rolo de macarrão, até obter uma massa lisa. Pegue uma porção de massa por vez e abra na mão, formando uma cavidade e coloque o recheio. Feche e molde a coxinha. Passe as coxinhas na farinha de rosca e frite em óleo bem quente (o óleo deve cobrir as coxinhas), até dourar uniformemente. Retire do fogo, escorra e coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de óleo.

Torta de maçã


Tudo bem que esse prato foi usado para... outros fins, digamos assim, no longa American Pie, mas que ele é um clássico do cinema isso é.


Receita

Ingredientes: 

Massa 2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo 
1/2 xícara (chá) de açúcar 
1 xícara (chá) de manteiga 

Recheio 

2 xícaras (chá) de leite
4 colheres (sopa) de maisena 
1 colher (sopa) de manteiga 
1 xícara (chá) de açúcar 

Cobertura 

3 maçãs médias sem casca, partidas ao meio
2 colheres (sopa) de açúcar 
1 colher (chá) de canela em pó

Modo de Preparo: 

Massa: 

Coloque em uma tigela a farinha de trigo peneirada e o açúcar, e misture bem. Faça uma cavidade no centro, despeje a manteiga e a gema e mexa até a massa ficar homogênea. Amasse por 5 minutos em uma superfície enfarinhada, forme uma bola e coloque-a em um saco plástico. Leve à geladeira por 30 minutos. 

Recheio: 

Bata no liquidificador o leite, a maisena, a manteiga e o açúcar por 2 minutos. Transfira para uma panela e leve ao fogo alto para cozinhar, sem parar de mexer, por 6 minutos, ou até engrossar. Retire, cubra com filme plástico e deixe esfriar. Montagem: abra a massa com as pontas dos dedos, forrando uma fôrma redonda de aro removível, com 25 cm de diâmetro, no fundo e nas laterais. Faça furos com um garfo e leve para assar em forno médio, preaquecido, por 15 minutos. Retire, espalhe o recheio e distribua as maçãs por cima, fazendo cortes na superfície. Salpique o açúcar e a canela e leve de volta ao forno por mais 40 minutos, ou até as maçãs murcharem e a massa assar.

Boeuf bourguignon


Julie Powell era uma escritora frustrada e para se sentir produtiva resolveu fazer todas as receitas do livro de culinária francesa de Julia Child no prazo de um ano no filme Julie & Julia.

Esse longa não trata tanto sobre o prazer de comer, mas sim do prazer de cozinhar. Certamente esse fato não nos impediu de ficar com muita inveja do namorado e dos amigos da protagonista, que puderam degustar várias dessas delícias.


Regras

Ingredientes:

500 g de fraldinha bovina em cubos pequenos
400 ml de vinho tinto seco
50 g de bacon picado
100 g de champignon fresco
50 g de farinha de trigo 
30 ml de azeite 
8 unidades de cebola pequena
2 dentes de alho
Tomilho a gosto
20g de manteiga 

Modo de preparo:

Frite o bacon no azeite em uma panela funda, quando estiver bem dourado, retire e reserve. Frite a carne na mesma gordura até ficar dourada. Retire e reserve. Doure as cebolas inteiras, retire e reserve. Refogue o alho. Retorne a carne para a panela junto com a cebola e o bacon. Adicione o vinho. Tampe e deixe cozinhar por uma hora. Depois, derreta a manteiga em uma frigideira e refogue o champignon. Acrescente o champignon ao cozido e deixe cozinhar destampado por mais meia hora. Quando a carne estiver macia, adicione o tomilho e engrosse o caldo com a farinha diluída em água. Sirva com arroz ou pão italiano.


Provem as receitas, e não se esqueçam de nos contar se ficou gostoso!

E aí, ficou alguma receita de fora? Comente e quem sabe não faço uma segunda parte da matéria com os pedidos de vocês!

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.