terça-feira, 23 de setembro de 2014

12 Homens e uma Sentença



Por Ananda Oliveira

Titulo Original: 12 Angry Men
Ano: 1957
Diretor: Sidney Lumet
Elenco:
Henry Fonda... Sweeney, jurado nº 8
Martin Balsam... Jurado nº 1
John Fiedler... Jurado nº 2
Lee J. Cobb... Jurado nº 3
E.G. Marshall... Jurado nº 4
Jack Klugman... Jurado nº 5
Ed Binns... Jurado nº 6
Jack Warden... Jurado nº 7
Joseph Sweeney... McCardle, jurado nº 9
Ed Begley... Jurado nº 10
George Voskovec... Jurado nº 11
Robert Webber... Jurado nº 12
John Savoca... O acusado
Rudy Bond... Juiz
James Kelly... O guarda
Billy Nelson... O oficial da Corte

Sinopse: Um jovem porto-riquenho é acusado de ter matado o próprio pai e vai a julgamento. Doze jurados se reúnem para decidir a sentença, com a orientação de que o réu não deve ser considerado culpado ao menos que isso seja indubitável. Onze dos jurados, cada um com sua convicção, votam pela condenação.


O filme é baseado numa série de TV de Reginald Rose. A principal característica da obra é ter apenas uma locação: a sala onde os jurados decidem o destino do réu. Há outros breves cenários como: o tribunal e a entrada do mesmo. Ou seja, dos 93 minutos do filme, somente três são fora da sala do júri.

No primeiro momento, entre os jurados, é a votação pela condenação do réu e um deles discorda. Esse mesmo demonstra aos demais, inconsistência dos relatos das testemunhas e das provas, tentando convencê-los que o rapaz é inocente.

Cada um deles ali presente exerce uma das características mais marcantes dos seres humanos: julgar pela aparência. Cada um deles julga o rapaz a partir de sua imagem como réu, transformando isso para que ele se enquadre nas narrativas pré-estabelecidas da sociedade. Principalmente por ele ser um rapaz negro. Na época e talvez até hoje em dia, ele possui o estereótipo de marginal.

Curiosidades

Os personagens são apenas identificados pelos números quando estão sentados em volta da mesa. Somente dois jurados têm seus nomes revelados no final do filme, o 9º se chama McCardle e o 8º se chama Sweeney.


Os jurados também são identificados pelas profissões que possuem: o 1º é treinador de futebol em escola de segundo grau, o 2º é bancário, o 3º possui um serviço de mensagens, o 4º é corretor da bolsa de valores, o 6º é pintor, o 7º é vendedor, o 8º é arquiteto, o 10º é proprietário de uma garagem de uso público, o 11º é relojoeiro e 12º é publicitário.


0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.