terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Perfil: Whoopi Goldberg



Caryn Elaine Johnson, nossa querida Whoopi Goldberg, nasceu em Nova Iorque em 1955. Começou sua carreira cedo mas, nos anos 80, sua carreira ganhou bastante desataque. Primeiro pela A Cor púrpura, de 1985, um ótimo drama de Steven Spielberg que valeu uma indicação ao Oscar de melhor atriz. Mas somente em 1991 Whoopi é indicada novamente e ganha o prêmio por Ghost.


Ao longo da sua carreira ela fez vários trabalhos tanto para TV como para o cinema. Veja aqui os principais filmes da nossa querida Whoopi Goldberg:

Por João Trettel

Corina Washington em Corina, uma babá perfeita


Corina é uma bela estória de amor tanto maternal como para acabar com preconceitos. Num papel muito hilário e também dramático, Whoopi Goldberg faz uma babá que consegue um emprego num bairro branco. Lá ela conhece Many (Ray Liotta), um compositor de jingles que recentemente perdeu sua esposa e, assim, sua filha Molly (Tina Majorino) entra numa depressão que faz com que ela pare de falar. Aos poucos Corina entra na vida dos dois fazendo com que pai e filha se comuniquem e que o preconceito seja deixado de lado. Apesar do final muito triste o filme consegue arrancar várias risadas e reflexões também.

Sarah Mathews em Feita por encomenda


Esse filme é engraçado já que trata o preconceito por outro ângulo. Whoopi faz uma vendedora de livros que cria sua filha Zora (Nia Long). As duas levam uma vida pacata juntas, até que Zora descobre que nasceu por inseminação artificial e que seu pai biológico é um famoso vendedor de carro que aparece na TV fazendo palhaçadas para se autopromover. Então ela vai atrás dele, Hal Jackson (Ted Damon), que fica confuso com tudo aquilo, mas tem interesse de descobrir mais sobre sua recente filha. Um filme muito legal que mostra o preconceito em ambas as partes.

Oda Mãe Brown em Ghost – Do outro lado da Vida


Ghost é um filme que conquistou milhares de casais ao longo dos anos, seja pelo próprio filme, que tem um apelo amoroso além da vida, que dura para sempre, seja por sua canção e a famosa cena de Patrick Swayze e Demi Moore fazendo cerâmica juntos. Swayze interpreta Sam, um jovem bancário que descobre um furo no orçamento do banco e por isso é assassinado. Mas ele não vai embora até descobrir o porquê foi morto e também para se despedir de Molly (Moore). Para isso ele conta com ajuda da médium Oda Mae (Goldberg). Os dois embarcam em altas aventuras para descobrir a verdade desse esquema. Goldberg ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante. Um filme para ver e se apaixonar seja pelo amor sincero seja pela cafonice.

Deloris em Mudança de hábito


Mudança de hábito é um filme muito pessoal para mim. Primeiro por ter visto várias vezes na Sessão da Tarde. Depois por ser um dos filmes favoritos da minha mãe. Assistíamos frequentemente. Com uma estória muito divertida que fala de Deloris, uma cantora que presencia um assassinato e, incluída no programa de proteção a testemunha, é encaminhada a um convento. Seu modo nada ortodoxo de agir faz com que ganhe notoriedade dentro e fora da comunidade e reacende a fé das pessoas. Um filme espirituoso, engraçado, alegre e que também te deixa bem; uma coisa difícil em algumas produções ultimamente.

Celie Johnson em A Cor púrpura


A Cor púrpura é um filme que vai te deixar mal. Primeiro pelo sofrimento e o racismo e também o machismo dentro de uma sociedade racista. Celie Johnson (Whoopie) é uma menina de 14 anos que é violentada pelo pai e assim tem dois filhos, que logo são separados da mãe. Sua única amiga é sua irmã, que é dada para Mister (Danny Glover) que a trata como objeto tanto para o trabalho como sexualmente falando. O longa apresenta altos e baixos e mostra como era a vida no começo do século XX , tanto para os negros, que levavam uma vida horrível, quanto para as mulheres negras numa sociedade racista e machista. Um filme muito bom e com um apelo emocional belíssimo. Vale a pena conferir e ver a excelente interpretação de Whoopi Goldberg.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.