terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O cinema e o Queen



Freedie Mercury é o líder absoluto do Rock, ou melhor, a rainha. Com uma voz estrondosa, uma presença de palco que poucos músicos conseguem ter e um instrumentista fenomenal, ele mudou para sempre não só a história do rock mas, também, a dos filmes que usam a trilha sonora tanto dele como do Queen, que também está entranhada no mundo e na cultura pop.


Nesse post vamos ver alguns filmes que usam as músicas do Queen e de Freedie Mercury.

 Por João Trettel



1) Flash Gordon (1980)



A música tema, Flash Gordon, é um exemplo de integração entre a melodia e as falas do filme. A música começa com o Imperador Ming (Max Von Sydow) dizendo como pretende conquistar planetas e logo a música começa. É como uma salvação contra os planos do imperador; e somos introduzidos ao nosso herói. O trecho de Flash, salve o universo é muito marcante. Fora a estória que é muito bem feita.

2) Highlander (1986)


                        

A música tema que, na minha opinião, é a mais bonita é bastante interessante porque quem começa cantando é o guitarrista Brian May, e Mercury assume depois a canção . O título da música, Who wants to live forever, é incrível! Tem tudo a ver com um guerreiro imortal que, de uma dádiva, tem na imortalidade uma maldição, já que vê seus amigos e amores morrerem e não tem outra escolha a não ser a de conviver com isso. Mas, voltando à música, ela é incrível! Tem uma orquestra de violinista, outro quarteto de cordas e um coral. Who wants to live forever é uma música que vai te marcar.


3) Todo mundo quase morto (2004)




Edgar Wright é um nerd confesso e um grande conhecedor da cultural pop. Primeiro, porque soube como usar o lado Rock and Roll do Queen numa cena muito divertida. Segundo, que é um filme de Zumbis. Nunca em um filme de terror o elenco musical foi tão bem feito como nesse filme. Don't stop me now é a música que é usada quando Shaun (Simon Pegg) e seus amigos começam atacar o dono de um bar, transformando-o em zumbi. A cena é tão bem elaborada que as armas que eles usam viram o ritmo da música. E por um momento você esquece que eles estão atacando um senhor de idade que vira zumbi e começa a curtir aquela cena. Esse filme é incrível do começo ao fim!

4) Quanto mais idiota melhor (1992)




Outro filme onde a música é incorporada à cena. Quanto mais idiota melhor é uma das comédias mais divertidas que já saiu. Era um quadro do Saturday Night Live, que contava com Mike Myers e Dana Carvey. No filme os dois tem um programa de televisão onde Wayne ( Myers) faz um programa independente falando sobre o nada. A cena clássica em que toca Bohemian Rhapsody é uma das melhores aberturas de filme de todos os tempos. Muito divertida.

5) Radio Gaga (1984)


Radio Gaga é uma música que fala do saudosismo e a perda de um amigo. E isso deixa uma marca em você. O interessante do clipe é que eles usam um futuro utópico, ou melhor, eles intercalam o filme Metrópoles, de 1927, do diretor alemão Fritz Lang, com um futuro onde as bombas e a destruição tomam conta do mundo e o único conforto das pessoas é ouvir o rádio. Um clipe muito poderoso que fala desse medo do futuro; talvez um clipe pessoal e ao mesmo tempo pessimista sobre o mundo. Enfim, uma obra de arte da música. Vale a pena conferir não só essa música, como toda a discografia do Queen e de Freedie Mercury.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.