segunda-feira, 28 de abril de 2014

O que torna um filme bom?



Nessa última semana, de forma direta ou indireta, fiquei rodeada pela temática "filme bom" e resolvi falar sobre este tema.


Por Nathalia Lopes



O que torna um filme bom? Existem fatores que são usados para fazer uma análise técnica de um filme e, logo, classificá-lo como bom ou ruim: roteiro, fotografia, direção, atuações, trilha sonora etc. Mas, mesmo que todos esses elementos estejam bem trabalhados em um filme, isso não é garantia de agradar a todos.

Vejo que muita gente, inclusive eu em muitos casos, se esquece de um fator fundamental para essa análise: o gosto pessoal. Pessoas são diferentes, logo, possuem gostos diferentes; e é aí que está a beleza da coisa. Além disso, existem outros fatores como, por exemplo, sua predisposição para ver tal filme e o momento em que você vai assisti-lo.

Eu vi filmes quando estava com sono, chateada, muito animada, triste, carente, ou seja, com os mais diversos tipos de sentimentos e nas mais diversas situações, e isso influencia muito na experiência.

Vamos a uma breve aula de português:

Um filme é uma espécie de texto que possui uma mensagem que o roteirista e o diretor querem lhe passar. Essa mensagem pode ou não ser entendida por você de forma exata. Para que você entenda exatamente essa mensagem é preciso que tenha o mesmo repertório, "conhecimento de mundo" que eles, isso, às vezes é possível, às vezes não. Quando o repertório do expectador é diferente do emissor (aquele que transmite a mensagem), o entendimento pode ser comprometido. Vou exemplificar: Já aconteceu de você estar assistindo a uma comédia norte-americana e eles fazerem uma piada e você não achar graça ou simplesmente não entender? Isso acontece porque é uma piada "local", feita para o contexto em que eles vivem e não a gente.

Pois bem, ignorar esses fatores é negligência.

Voltando à pergunta inicial, depois de muito pensar, cheguei a conclusão que, além de todos os itens técnicos, a experiência ao ver um filme, a época em que o assiste, seu estado físico e emocional, enfim, tudo entre o filme e você, influenciam a sua percepção de bom e ruim.

E você? O que você acha que torna um filme bom?

  Um comentário:

  1. Adorei ! :)
    Muito bem feito e pensado... por fim, concordo com você Nathalia, realmente. Conheço muitos filmes considerados ótimo, inclusive por mim que quando as pessoas que indiquei viram, não sentiram o mesmo que eu... tanto por causa do gosto pessoal talvez(a pessoa não é chegada no tema/estilo) ou por causa do segundo fato citado por você, o emissor falou de uma linguagem diferente do entrndimento espectador... fatos inclusive que aconteceram comigo varias vezes tambem...por mais q todos os elementos da obra sejam considerados bons, á mim ñ agradou tanto quanto a espectativa. Acho q no geral, o q mais me fazem gostar do filme são: a história e a forma como o tema e personagens/fatos dela é abordados, atuações convincentes que passem ao publico o q o personagem esta sentindo no momento da cena, trilha sonora e a fotografia (o figurino só me chama atenção se realmente for destaque, como filmes de época)

    ResponderExcluir

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.