domingo, 28 de setembro de 2014

5 filmes para se apaixonar pelo diretor: Pedro Almodóvar



Os filmes de Almodóvar possuem duas vertentes interessantes como: a sexualidade, que é abordada de maneira clara, e o universo feminino e suas complexidades. Principalmente nos filmes citados abaixo.

Por Ananda Oliveira.

  •  Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988)


Uma história que se entrelaça na outra gerando uma corrente de eventos. Essa é a melhor forma de explicar a trama deste filme.

Começamos com Pepa que é amante de Ivan. Ela tenta encontrá-lo para descobrir por que ele a deixou.  Ela recebe a visita de Candela, uma amiga que está com medo de ser pressa por se apaixonar por um terrorista Xiita. Um pouco mais tarde ela recebe visita de Carlos, o filho de Ivan, noivo de Marisa, que estão a procura de um imóvel para alugar. Com o decorrer da história descobrimos que Ivan vai viajar com Paulina para Estocolmo. Lucia, mulher de Ivan, ao descobrir, planeja matá-lo. Pepa esta disposta a fazer de tudo para salvar a vida de seu ex-amante.

  • Ata-me (1990)

Um jovem rapaz, ao receber alta de um hospital psiquiátrico, vai ao encontro de uma mulher com quem teve uma noite no passado. Essa mulher é uma estrela de filmes pornográficos que é envolvida com drogas.  Obcecado pela moça, ele a sequestra, amarra na cama e só vai solta-la quando ela aprender a ama-lo.

  • Tudo Sobre Minha Mãe (1999)


O jovem Esteban ganha de presente de sua mãe, um ingresso da peça "Um bonde chamado desejo", estrelada por Huma Rojo.  Após a apresentação, sua tentativa de pegar um autógrafo da atriz é fracassada por ser atropelado, o que ocasiona sua morte. A mãe resolve viajar para Barcelona encontrar o avô de Esteban, para dar a notícia. No caminho ela encontra com o travesti Agrado, a freira Rosa e a própria Huma Rojo.

  • Má Educação (2004)


O cineasta Enrique Goded está passando por um bloqueio criativo. Ignacio Rodriguez é um ator que vai até ele em busca de emprego. Enrique reconhece o rapaz. Ele era seu amigo íntimo e também o primeiro amor de sua vida, durante sua época de escola.  Ele recebe um roteiro de Ignácio  chamado “A Visita”, que é baseado em algumas experiências que ambos passaram, e interessa o cineasta.

  • Volver (2006)


O filme retrata três gerações de mulheres da mesma família. Com um humor dramático.

Raimunda é uma mulher que casa com um operário, que vive do subsídio de desemprego e tem uma filha adolescente. Sua irmã Sole trabalha como cabeleireira. A mãe de ambas é falecida, mas seu fantasma regressa para ajudar Sole. Mesmo tendo deixado assuntos pendentes com Raimunda e sua vizinha Augustina.

Esse filme mostra que as mulheres podem sobreviver ao fogo, à loucura, à superstição, e até mesmo à morte.

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.