terça-feira, 14 de outubro de 2014

Grandes Compositores do Cinema



Por Ananda Oliveira

Hans Zimmer



Zimmer começou sua carreira tocando diversos instrumentos nas bandas Ultravox e The Buggles.  Ele passou a compor e produzir trilhas nos anos 80. Seu primeiro grande sucesso, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, foi o tema de Rain Man.
O diretor com quem mais trabalha é Christopher Nolan, como na Trilogia Batman e os filmes A Origem e Interestellar. Zimmer também compôs as trilhas de O Homem de Aço e Batman v Superman, filmes produzidos por Nolan.
Trilhas sonoras mais marcantes: Conduzindo Miss Daisy, Thelma & Louise, O Rei Leão, O Príncipe do Egito, Missão Impossível 2, Gladiador, O Caminho Para El Dorado,  Hannibal, Spirit - O Corcel Indomável,  O Último Samurai, Trilogia Madagascar, Sherlock Holmes, Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras, , 12 Anos de Escravidão e  O Espetacular Homem-Aranha 2. 
Trabalho Recente
Batman v Superman: Dawn of Justice (2016)
 
John Williams




Filho de um percussionista do jazz, que tocava com Raymond Scott Quintet, Williams iniciou sua carreira como maestro.  Seu primeiro sucesso foi em Daddy-O, que o deixou conhecido pela sua versatilidade em composições de jazz. Sua primeira indicação ao Oscar foi por Valley of the Dolls, mas  sua primeira vitória foi por Um Violinista no Telhado.
Na sua famosa parceira com Spielberg, estão os filmes: Tubarão, Tubarão 2, E.T. - O Extraterrestre, A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan, O Terminal,  Lincoln e a Saga Indiana Jones 
Trilhas sonoras mais marcantes:  Dracula, Superman: O Filme, Esqueceram de Mim,  A Menina que Roubava Livros,  Harry Potter e a pedra filosofal, Harry Potter e a Camara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e A SagasStar Wars
Trabalho Recente
Star Wars: Episódio VII (2015)
Ennio Morricone



Famoso por compor trilhas parar os filmes de Western de uma forma completamente inovadora. Ele venceu cinco prêmios BAFTA entre 1979 e 1992. Foi indicado ao Oscar de Melhor Trilha Sonora Original entre 1979 e 2001. Em 2007 ele recebeu um Oscar Honorário "pelas suas magníficas e multifacetadas contribuições musicais ao cinema" das mãos de Clint Eastwood.
Trilhas sonoras mais marcantes:  Por um Punhado de Dólares, Por Uns Dólares a Mais, Três Homens em Conflito, Era uma Vez no Oeste e Era uma vez na América.
Trabalho Recente
La corrispondenza (2015 - pré-produção)
 
Howard Shore



O compositor canadense já compôs trilhas de mais de 40 filmes. O seu trabalho que teve mais destaque foi a trilogia O Senhor dos Anéis, que lhe rendeu 3 Oscars.
Shore compôs para todos os filmes de David Cronenberg, exceto um em 1979. Também trabalhou com os diretores Martin Scorsese, David Fincher, Jonathan Demme e outros.
Trilhas sonoras mais marcantes: Quero Ser Grande, O silêncio dos Inocentes, Philadelphia, Ed Wood, Seven – Os Sete Pecados, A Máfia no Divã, Dogma , Ganges de New York, Quarto do Pânico,  O Aviador,  Os Infiltrados, Duvida, Um Método Perigoso, A Invenção de Hugo Cabret, Trilogia O Senhor dos Anéis, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, e O Hobbit: A Desolação de Smaug

Trabalho Recente
O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Nino Rota



Nascido em uma família de músicos, se mudou para Roma onde terminou os seus estudos no conservatório de Santa Cecília em 1929 com Alfredo Casella.  

Seu trabalho no cinema inicia nos anos 40. Ele compôs para filmes de grandes diretores da época. Incluindo Federico Fellini, Rota compôs para todos os seus filmes.

Trilhas sonoras mais marcantes: The Godfather: Part II, The Godfather, Romeo and Juliet, 8½, La dolce vita.

Último Trabalho
Hurricane (1979)

Bernard Herrmann



Herrmann foi um grande compositor e marcou o cinema com a trilha de Psicose. Trabalhou em diversos filmes de Alfred Hitchcock.
Trilhas sonoras mais marcantes: Cidadão Kane, O Dia em que a Terra Parou e Os Pássaros.
Último Trabalho
Taxi Driver (1976)

0 comentários:

Postar um comentário

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.