terça-feira, 4 de novembro de 2014

Clube dos Cinco



Por Ananda Oliveira

Titulo Original: The Breakfast Club
Ano: 1985
Diretor:John Hughes
Elenco:
Emilio Estevez ... Andrew Clark
Anthony Michael Hall ... Brian Johnson
Judd Nelson ... John Bender
Molly Ringwald ... Claire Standish
Ally Sheedy... Allison Reynolds
Paul Gleason ... Diretor Richard Vernon
John Kapelos ... Carl Reed, o zelador

Sinopse:A história mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola, ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.


O filme possui um olhar crítico para a “sociedade escolar” de uma escola nos Estados Unidos.

Cada personagem possui um rótulo: Nerd (Brian); Claire - Garota PP – popular e perfeita (Clairre); Bully (Bender); Esportista (Andrew); e Garota invisível (Allison).

Esses rótulos estão presentes no figurino e, no início do filme, nas atitudes dos personagens. Com o decorrer da história eles vão desconstruindo essas imagens que possuem e mostrando quem eles realmente são.

Mesmo passando o dia juntos e criando novas amizades, eles mesmos descrevem o porque não podem ser vistos andando juntos na escola. Afinal, os seus novos amigos não se encaixam nos grupos sociais aos quais estão inseridos.

Filmagens

As filmagens foram feitas no Maine North High School e a mesma escola foi utilizada para as filmagens de Curtindo A Vida Adoidado. Hughes revelou que isso foi uma maneira de economizar tempo e dinheiro.

O Clube dos Cinco foi filmado no período de março a maio de 1984. Todas as cenas foram filmadas na escola. O único cenário que precisou ser construído foi a Biblioteca, montado no ginásio.

Foram usados mais 60 mill metros de filme. Isso aconteceu pela quantidade de improvisos e colaborações entre os atores e o diretor. O filme foi gravado de forma linear, o que possibilitou um melhor desempenho e estudo dos atores para com seus personagens.

Elenco

Bender foi o último personagem criado para o filme. Embora Emilio Estevez e John Cusack já tivessem sido escalados para o papel, Nicolas Cage teria sido cogitado para interpretá-lo. Antes das filmagens começarem Judd Nelson foi escolhido.

Molly Ringwald estava contratada para interpretar Allison Reynolds, mas insistiu com o diretor para trocar de papel (Claire Standish), que acabou ficando com ela. Ally Sheedy ficou com o papel de Allison.

O papel de zelador foi criado para Rick Moranis, mas ele deixou a produção devido a diferenças criativas e foi substituído por John Kapelos.

Preparação


Alguns atores foram disfarçados para diferentes escolas com o objetivo de estudarem para seus papéis. Ally Sheedy foi a primeira a tentar e a desistir dessa tarefa. Nelson, por outro lado, foi mandado a sala do diretor por ter dificuldade de encontrar a sua sala.

O objetivo de Hughes era que o elenco colaborasse inteiramente com o filme. Ele deixou os atores a vontade para improvisar. A cena que eles fumam maconha, por exemplo, foi improvisada.

Música
A música-ícone que encerra O Clube dos Cinco transmite muito bem aquele momento em que, embora pertençam a diferentes grupos sociais, depois de se conhecerem, cada um segue seu caminho, voltando aos seus grupos de escola. Porém, não querem ser esquecidos por tudo o que aconteceu naquele dia.


A musica Don’t You (Forget About Me) foi oferecida a Billy Idol. Ele recusou o pedido dos produtores e foi gravada pela banda Simple Minds, sendo este o seu Único sucesso.




0 comentários:

Postar um comentário

Siga por E-mail

Total de visualizações

Tecnologia do Blogger.